Quem gosta de adrenalina, não pode perder voar de parapente, que é considerado como uma excelente opção. É uma atividade de turismo sustentável, em que não se usa um combustível e se entra em contato com o verde, sem ser prejudicado, com a natureza sendo uma protagonista dessa atividade, com a necessidade do vento para a atividade ser feita.
De acordo com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que é uma autarquia em regime especial e vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). A sua principal missão é a de proteger um patrimônio natural e ainda promover o desenvolvimento socioambiental.
Segundo o ICMBIO, o turismo sustentável tem como objetivo principal, atender de forma simultânea a todas as necessidades dos turistas e de suas comunidades, que recebem para uma proteção e ampliação das oportunidades para o futuro. A promoção de um turismo sustentável é o de gerenciar todos os recursos que são os naturais, pelos mesmos pilares de um desenvolvimento sustentável.
Há de se ter também uma eficiência econômica, justiça social e com muita prudência ecológica, com o turismo sustentável visando ao fortalecimento de uma atividade turística e a longo prazo, mas que é sustentado em uma preservação que é ambiental ou cultural e que possam qualificar o destino turístico, com geração de muitos benefícios que são sociais e permanentes.
A proposta para um turismo sustentável, com o parapente é o de um voo controlado pelo piloto, que é a pessoa que dirige esse equipamento pelo céu, subindo muitos metros e descendo, para que seja escolhido o melhor lugar para que seja feito um pouso, com um piloto experiente, conseguindo controlar esse equipamento, decidindo onde pousar, onde quer voar e com a ajuda do vento.
Condições essenciais para um voo de parapente
No turismo sustentável e por meio de um voo de parapente, a natureza fica intocável. Ele possui uma estrutura que é costurada em um tipo de nylon, que também é impermeável, que quando é aberto transforma-se em uma aeronave, que é capaz de planar por muitas horas, sendo levado por intermédio de correntes de vento, que são ascendentes e que percorrem muitos quilômetros.
Muitas pessoas, que já tiveram essa experiência em voar de parapente, afirmam que é uma sensação inexplicável e muito emocionante em cada pessoa, com uma adrenalina na hora do salto, para se observar tudo de lá do alto, como a natureza, os pássaros, as paisagens e o vento batendo no rosto, por quem vivencia esse momento espetacular de voo em um parapente.
Há condições que são essenciais para um voo de parapente e que são o de ter uma boa condição que é climática ou atmosférica, para a garantia de um bom voo, com a necessidade de se ter correntes de vento, que sejam ascendentes para que essa atividade possa acontecer.
A experiência de um piloto pode dar uma maior segurança em um voo e ainda deixar um passeio melhor, além de ser muito mais emocionante, com um piloto que é experiente, também podendo realizar muitas manobras e ainda manusear de forma correta o parapente, para um voo que é com mais adrenalina e sendo muito mais emocionante, para quem quer praticar esse voo.
A capacidade física e psicológica de um piloto é uma questão que deve ser levada em consideração, para dar uma garantia ou se sentir seguro em um voo e para se ter uma tranquilidade, para o caso do vento mudar de repente, já que nesse caso, se terá a necessidade de se estar bem preparado e com boa capacidade física e psicológica.
Um bom equipamento de parapente deve ser adequado e muito seguro. A sua manutenção também nunca deve ser deixada de lado e tudo isso faz parte de um voo que é seguro. No entanto, os equipamentos que são indispensáveis para um voo de parapente são o velame, o paraquedas reserva, o arnês, capacete, altímetro, luvas e faca.
Outros equipamentos também são essenciais, para um voo de parapente e que são o GPS, o rádio, as botas e um óculos de sol. O Brasil é um dos melhores países do mundo para a prática desse esporte, com condições que são favoráveis, durante todo o ano e com variações que podem ser entre as suas diversas épocas do ano.
Entre as modalidades mais populares de um voo de parapente está o voo duplo, que também é considerado como uma oportunidade que é fantástica e ao mesmo tempo única, mas que pode trazer uma sensação que é única de liberdade, prazer e de muita adrenalina, desde que, esse voo possa trazer muitas exigências, que são determinadas pela Confederação Brasileiras de Voo Livre.
Na maioria dos casos, em um voo de parapente, acontece como se fosse um voo de batismo, funcionando como uma primeira aula e para quem nunca praticou e que goste dessa experiência, poderá continuar em um curso, que pode ser feito em voo duplo, como no método tradicional, iniciado a partir de um morro pequeno e que deverá ser subido de forma gradativa.
Lugares no Brasil para se voar de parapente
No estado de São Paulo, há lugares incríveis para um voo de parapente. Um deles fica situado em Atibaia, que fica a 75 km de distância da capital paulista, com a Pedra Grande. Uma de suas maiores vantagens é a condição climática, que são excelentes na maior parte do ano, nessa região paulista, o que faz com esse local possa atrair muitos turistas.
Em Minas Gerais, tem o Pico do Gavião, que fica na Serra do Caracol, marcado pela divisa dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, o melhor lugar para um voo de parapente é na Pedra Bonita, que faz parte da Floresta da Tijuca, o que também pode ser um belo ponto turístico, com uma rampa que é muito conhecida dentro e fora do Brasil.
No Ceará, a sua escolha para um voo de parapente é no Pico de Quixadá, que tem condições climáticas que são favoráveis e para os mais experientes, será possível realizar um voo que será de até 300 km de distância. Conheça um desses lugares do Brasil, que fazem um turismo sustentável e com um voo de parapente.