Uma viagem para Manaus deixará os seus visitantes deslumbrados, pela imponência de sua natureza e pela sua famosa biodiversidade da Floresta Amazônica, com os seus rios cheios de peixes ou as suas matas, por onde correm os animais e que envolvem muitas surpresas. Um local perfeito, para quem busca uma viagem, que é de muito contato com a natureza.
Caminhar pelo centro da cidade é uma volta ao passado, que é de muito charme, com todas as suas belezas que são naturais e arquitetônicas. Experimente a sua cozinha regional, que é repleta de pratos que são exóticos, como o tacacá ou coma os seus peixes, que de tão macios, podem se dissolver no seu primeiro contato em sua boca e que são deliciosos.
Deguste de suas frutas regionais, que podem ser o cupuaçu, pupunha, tucumã, o seu famoso guaraná ou a sua graviola, numa charmosa e muito histórica cidade, que pode surpreender aos seus visitantes, com Manaus quebrando paradigmas e diluindo preconceitos, com o índio se misturando com o branco e que se mistura com o povo negro. Explorar Manaus é descobrir um novo país.
Conhecer a cidade de Manaus é completamente diferente de conhecer essa região na seca, com o nível dos rios mudando drasticamente, que interfere na paisagem e nos passeios, com a mata sendo inundada e que pode ser vista durante a época de cheia e com as praias sendo vistas durante a seca. Faz muito calor em Manaus, por isso leve roupas que sejam mais leves em sua mala e também o protetor solar.
Estações do ano em Manaus
Há duas estações em Manaus e que são a seca e a chuvosa. Uma viagem para Manaus na estação que é a seca ou chuvosa, poderá dar uma experiência que é completamente distinta. O viajante deverá se preparar para altas temperaturas e em qualquer época, para ver a impressionante mudança de nível dos rios. A temperatura que é a média e anual fica sempre em 27ºC, com tempo abafado.
O calor e a umidade estão presentes o ano inteiro. A sua estação seca vai de junho até novembro, com uma menor quantidade de chuvas. A estação seca do inverno é quando os rios baixam e o seu nível de água, forma as suas praias que são fluviais. A sua estação que é a do verão, ocorre de dezembro até maio, sendo refletindo nos rios, fazendo que fique super cheio e formando os igapós.
O amazonense também costuma dizer que há duas estações no ano e que são o verão e o calor, com a sua população curtindo um clima que é mais ameno e que pode incluir durante o dia, pancadas de chuvas e um dia nublado, que são característicos de um Inverno Amazônico, mas que ocorre entre dezembro e maio, nos estados do norte, num período que é de grande intensidade pluviométrica e de chuvas nessa região.
Manaus é uma região que se encontra bem próximo ao Equador, com uma variação de posição solar que é bem pequena. Por isso, que o verão por lá apresentam um dia solar que é mais longo que á noite, sendo uma situação inversa no inverno. O visitante poderá verificar que todas as construções que são dessa região, são adaptadas a todas essas mudanças. O que pode ser bem interessante de observar nessa visita.
Passeios em Manaus para a sua viagem
O viajante não pode perder o Encontro das Águas, que é um fenômeno que acontece no Amazonas e depois de uma confluência do Rio Solimões, que é de água barrenta, com o Rio Negro sendo de água escura, com um trecho que é de 6 km, com os dois rios ficando lado a lado, sem misturar as suas águas, por causa de suas diferentes densidades e velocidades. Um belo cenário para se observar ou tirar fotos.
Conheça o seu Parque Nacional de Anavilhanas, que fica dentro dos municípios de Manaus e de Novo Airão, com o seu acesso sendo feito por um carro ou por uma embarcação, com esse lugar ainda guardando um dos maiores arquipélagos que é de água doce do planeta, com cerca de 400 ilhas, com as empresas que são de turismo, oferecendo os seus passeios, para ver a sua mata ou os rios dessa região.
Faça um passeio em Manaus com o boto-cor-de-rosa. São muitas as lendas que dizem respeito a esse animal e que ganham vida no Brasil, ficando em volta de um mistério, que é tido como o mais interessante de Manaus. Tudo nesse passeio irá depender da coragem de um turista, para se ver, nadar ou alimentar esses animais, num passeio que será muito legal de ser feito e principalmente se tiver crianças.
Presidente Figueiredo é uma cidade pequena em Manaus e que fica a pouco mais de 100 km de Manaus. Muitos viajantes escolhem por passar um dia nessa pequena cidade, que é famosa e também conhecida como a ´´cidade das cachoeiras“, por ter muitas quedas d` águas, como a Cachoeira do Santuário e Iracema Falls, além de ter grutas que são bonitas, como a do Galo da Serra e a Gruta da Onça.
Demais pontos turísticos em Manaus
Vá até o seu Teatro Amazonas, que foi construído no ano de 1896, que é um cartão postal de Manaus, em um edifício que é imponente no seu interior e exterior, que pode ser com uma visita guiada, para se conhecer a história, que pode envolver essa linda construção, que é denominada como um símbolo do látex e que pode demostrar toda a sua riqueza, com cada salão oferecendo um detalhe que é diferente.
O Palacete Provincial e também conhecido como o Quartel da Polícia Militar, com muitos atrativos que são bem diferentes, em que será possível conhecer a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e o Museu de Numismática, que tem uma grande coleção que é de moedas. Visite Manaus e conheça os seus pontos turísticos, nessa viagem que também será cheia de atrações maravilhosas.