O Brasil é um lugar extremamente fantástico e o seu litoral conta com praias maravilhosas para se conhecer, sendo possível encontrar tanto destinos famosos como faixas de areias bem menos movimentadas, com pouca aglomeração e praticamente privativas. Praias desertas fazem parte do imaginário dos viajantes de forma que muitos procuram esses locais justamente para realizar alguns dias perfeitos, tanto para as suas férias quanto para um feriado mais prolongado.
A busca por um local sossegado e tranquilo pode ser bastante interessante, dependendo do seu perfil de viajantes, de forma que hoje vamos conhecer algumas praias que são pouco visitadas, mas mesmo assim oferecem uma grande quantidade de atrações, se tornando um local ideal para todos os gostos. Vamos conhecer!
Praia da Barra dos Remédios – Ceará
Imaginem uma praia deserta e paradisíaca. Pois bem, essa é a Barra dos Remédios, que pode ser considerado um local bastante diferente do restante do litoral cearense, devido a sua maré típica de um lugar de mangue e que conta com uma riqueza em sua fauna, dunas móveis em forma de cone e que são consideradas as mais altas do Ceará.
Essa beleza é ainda mais maravilhosa quando você está vislumbrando o encontro do mar com o Rio dos Remédios. Além disso, o local apresenta uma simplicidade única, já que o seu povoado de pescadores e trabalhadores rurais é formado por apenas 130 habitantes. Perto dessa praia maravilhosa ainda é possível conhecer outras, como é o caso de Curimãs, Bitupitá e Pontal das Almas, que também são locais que convidam à aventura.
Entretanto o acesso a Barra dos Remédios tem que ser feito pelas dunas, de forma que precisa se utilizar um bugue, ou um veículo 4×4 que atravessa a Praia da Barrinha, que fica a 35 quilômetros do município de Barroquinha, ou se aventurar pelas trilhas, mas nesse caso é importante ter a companhia de um guia local que conheça muito bem a região, já que o local apresenta uma grande quantidade de labirintos, que para quem não conhece a região é bem fácil de se perder.
O melhor da Praia da Barra dos Remédios é a possibilidade de visitá-la o ano todo, já que por lá não existe tempo ruim. Além disso é possível fazer uma grande quantidade de passeios, sendo que um dos mais interessantes é pegar uma lancha ou uma canoa e se dirigir até a Ilha do Amor que fica do outro lado do Rio Coreaú, além de assistir à navegação das jangadas artesanais, que trazem todo um colorido para a região.
No momento de montar a sua programação para a região, procure se informar sobre as atrações que estão disponíveis na região.
Onde se localiza
A Praia Barra dos Remédios se localiza a 16 quilômetros do centro de Camocim e 14 quilômetros do Município de Barroquinha. Isso significa que a região está a 370 quilômetros da capital cearense. O local é tão isolado que a praia urbana mais próxima se localiza a 62 km de distância.
Praia do Riacho Doce – Espirito Santo
Mais uma praia deserta, selvagem e paradisíaca, essa é a Praia do Riacho Doce, que conta com uma das paisagens mais bonitas de todo o Espirito Santo, além de contar com águas mornas e corais dos mais coloridos.
A região é ideal para os amantes do mergulho, além de ser um excelente local para repor as suas energias com uma caminhada relaxante. O local é tão fabuloso, que apresenta as principais características que fazem o Riacho Doce ser conhecido como o “Oásis na aridez”. O grande charme da região é justamente o Riacho Doce, que é um rio de águas escuras que deságua no mar.
Essa praia deserta se localiza na divisa entre a Bahia e o Espírito Santo, sendo que a 1,7 quilômetros é onde o Rio nasce, dentro da reserva do Parque Estadual de Itaúnas. Se preferir seguir a pé, a praia se localiza a 10 quilômetros, já de carro, a distância é de 17 – entretanto a estrada é bastante ruim, entre labirintos de eucaliptos.
O local é tão impressionante que levou o autor José Lins Rego (1901-1957) a escrever o romance Riacho Grande, que conta a história de amor entre o pescador Nô e a estrangeira Edna.
Onde se localiza
A Praia do Riacho Doce se localiza na divisa entre os Estados da Bahia e Espírito Santo, distante 250 quilômetros da capital capixaba, Vitória. O local fica mais precisamente no município de Mucuri (na parte Baiana) e Município de Conceição da Barra (na parte capixaba). Aproximadamente 15 quilômetros é possível encontrar a Vila de Itaúnas que foi transformada em uma área de conservação, se tornando o Parque Estadual de Itaúnas.
Praia de Carro Quebrado – Alagoas
A Praia de Carro Quebrado apresenta as melhores características de uma praia inesquecível: águas cristalinas, areia fina, recifes, corais, paredões de argila e arenito que foi formado há mais de 100 anos, contando com sedimentos coloridos que ficam ainda mais evidente quando em contato com a água e, não podemos esquecer, dos seus mais diversos coquerais.
O local faz parte da Barra de Santo Antônio, sendo que Carro Quebrado se localiza numa região bastante simples, basicamente m uma vila de pescadores, de forma que ela é praticamente deserta e sem infraestrutura.
O apelido de Carro Quebrado apresenta as mais diferentes versões, sendo que uma das mais difundidas diz respeito a um casal que após namorar na praia foi tentar pegar o carro que acabou quebrando e sendo corroído pela maré alta.
O acesso a praia não é nada simples, e vai precisar de muita paciência do visitante, já que percorrer a estrada é uma verdadeira aventura, já que ela é de terra e bastante esburacada, sendo que o carro ainda pode atolar se por um acaso tenha chovido na região.
Se você for pegar a primeira entrada, o mais fácil é caminhar por 30 minutos até as falésias, caminho partindo da Praia de Barra de Santo Antônio. Esse caminho é bem mais agradável, podendo ser feito através de lancha, barco ou buggy.
Uma ideia boa é acessar a Praia do Carro Quebrado na maré baixa, partindo para o local logo cedo, de modo que você possa aproveitar a sua aventura o dia todo.
Onde se localiza
A Praia do Carro Quebrado se localiza a 44 quilômetros da capital alagoana, no município da Barra de Santo Antônio, no litoral norte do estado. O local conta com seis das praias mais belas e desertas do Brasil, um local definitivamente que precisa ser conhecido.