O estado de Minas Gerais é um dos principais destinos de viagens escolhidos pelos brasileiros e por diversos estrangeiros também. Localizado no sudeste brasileiro, o estado mineiro é cheio de belezas naturais, históricas e possui uma cultura vasta e atraente de onde se pode destacar a culinária.

 

Vai viajar para Minas Gerais e quer saber o que fazer por lá?  Continue conferindo o nosso texto.

 

Conheça o estado de Minas Gerais 

 

Conhecida pelo seu famoso Pão de queijo, além das cidades históricas, trilhas com cachoeira, são muitos os motivos para visitar Minas Gerais, o estado com o maior número de cidades em todo o Brasil (ao todo são mais de 800).

 

Você já deve saber que Minas foi palco de importantes acontecimentos históricos em nosso país e por isso há muitos patrimônios históricos para descobrir, preservados com um toque de séculos passados: frango com quiabo,  feijão tropeiro e claro o queijo. 

 

Curioso para descobrir tudo o que pode ser feito em Minas Gerais? Basta continuar lendo, seja qual for o estilo da sua viagem, seja  com  seu parceiro, família ou amigos, você encontrará um destino perfeito!

 

Belo Horizonte

Como  resistir ao tutu de feijão, doce de leite, queijo minas e tantas outras iguarias típicas do estado de Minas Gerais? A gastronomia é tão importante para Belo Horizonte que a capital mineira foi reconhecida pela UNESCO como uma das cidades mais criativas quando o assunto é gastronomia.

 

Muitos bares estão localizados no vibrante bairro de Savassi, um importante centro cultural e sede da arborizada Praça da Liberdade, cercada por atrações como o Centro Cultural Banco do Brasil, que sempre tem grandes exposições e peças de teatro; e o Memorial Minas Vale, que oferece um incrível passeio interativo pela cultura do estado. 

Clique em Continuar:  Os melhores pontos turísticos no interior de São Paulo

 

Outro ponto bastante visitado de Belo Horizonte é a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com belos painéis de Cândido Portinari. A igreja fica localizada na Lagoa da Pampulha, considerada por muitos como a praia de Minas Gerais, sendo um lugar perfeito para  passear com  cães e andar de bicicleta ao redor da lagoa.

 

Serra do Cipó (Santana do Riacho)

 

O segundo destino da nossa lista dos melhores destinos de viagem em Minas Gerais é a famosa Serra do Cipó, que fica a apenas 100 km de BH e oferece as melhores opções para quem busca ecoturismo no estado de Minas.

 

A Serra do Cipó, além de ser um  dos lugares repleto de  cachoeiras de Minas Gerais, o local oferece diversas trilhas para explorar e convida quem busca apenas dias de descanso em pousadas aconchegantes. 

No entanto, a Serra do Cipó não é exatamente uma cidade e sim um parque nacional, por isso é necessário escolher uma cidade base para visitá-la. Uma das melhores cidades é Santana do Riacho que fica perto das melhores atrações.

 

Ouro Preto

 

A cidade de Ouro Preto Ouro também é um dos melhores destinos de viagem para se conhecer Minas Gerais. Nela fica a Igreja de São Francisco de Assis, mas em um estilo completamente diferente do arrojado projeto de Niemeyer na Pampulha, como citamos mais acima, em Belo Horizonte. A Igreja de Ouro Preto é uma das obras-primas do barroco brasileiro e foi projetada por Aleijadinho, famoso escultor e arquiteto do Brasil colonial.

Clique em Continuar:  Turismo social e a nova maneira mais acessível de viajar

 

Em frente à Igreja de São Francisco de Assis, acontece todos os dias a feira da esteatita, ideal para quem quer levar para casa uma lembrança típica de Ouro Preto: tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e muito mais. pois sua bagagem pode ficar bem pesada com  produtos de pedra-sabão.

 

Ouro Preto parece uma cidade cenográfica com novelas históricas como Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei, com fachada colonial,  igrejas barrocas e  museus sobre a Inconfidência Mineira.

 

Capitólio 

Quem escolher visitar Capitólio em seu roteiro ao viajar para Minas Gerais, com incríveis paredões de pedra, cachoeiras, grutas, trilhas e piscinas naturais de água  esmeralda,  Capitólio já foi um dos destinos mais desejados de Minas Gerais.

 

A região ficou famosa pelo magnífico Lago de Furnas, conhecido como o “Mar de Minas Gerais”, pela vista do alto do Mirante dos Cânions e pelas diversas cachoeiras.

 

No entanto, após uma queda de pedra em janeiro de 2022 que causou um acidente, o turismo em Capitólio foi afetado. Porém, a cidade ainda oferece um ótimo roteiro rural pela Serra da Canastra, excelentes opções de hotéis e pousadas, um delicioso passeio gastronômico a pé, noites animadas e tudo o que você precisa para se divertir.

 

Sem falar na hospitalidade mineira que dá as boas-vindas a  todos os visitantes, isso é motivo suficiente para visitar, certo?

 

Poços de Caldas

 

Quer relaxar em sua viagem para Minas Gerais? Uma opção de destino então ao viajar para Minas Gerais são as relaxantes termas de Poços de Caldas! E você sabe por que a cidade tem água tão quente? O motivo é simples, Poços está localizada na cratera de um vulcão extinto, a água que brota na região chega à superfície da Terra a uma temperatura de 45°C. 

Clique em Continuar:  Viajar para Ilha Grande

 

E  em Poços de Caldas também vale a pena  aproveitar para conhecer os principais atrativos da região: a cachoeira Véu das Noivas é cercada por pinheiros, flores e plantas ornamentais.

 

Com certeza sua bagagem voltará para casa repleta de produtos típicos, como o belo vidro de Murano produzido nas fábricas Cá d’Oro e São Marcos, sabonetes artesanais e, claro, muitas iguarias típicas mineiras como queijos, doces e cachaça. no mercado municipal e nas feiras de artesanato das praças D.Pedro (dos Macacos) e Pedro Sanches, que acontecem todos os domingos.

 

Tiradentes

Finalizando as nossas dicas, falaremos de mais uma das cidades históricas de Minas Gerais, Tiradentes. Ela é considerada patrimônio histórico-artístico nacional, por isso você encontrará monumentos históricos intactos e majestosas igrejas do século XVIII com arquitetura colonial extremamente bem preservada e arte barroca.

 

Famoso por toda a história da região possui, este é um dos melhores lugares de Minas Gerais por suas charmosas pousadas, pela noite animada com vários bares e pela variedade de sua gastronomia, cuja origem vem do Festival Gastronômico, nos anos 1990, os anos 90 contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

 

As atrações desta pequena cidade não são inúmeras e tudo está bem concentrado no centro histórico, que é um lugar onde você pode caminhar tranquilamente e curtir a vida que passa, notando a boa mistura de passado e presente, a simplicidade com o refinamento e moderno urbano com rural. 

 

Gostou do nosso texto? Continue nos acompanhando para mais dicas de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Viagem para adolescentes, onde ir?

Viajar com adolescentes não é o mesmo que viajar com crianças. Com…

Viajar para Valência, Espanha

Quando falamos de Espanha, a cidade de Valência é lembrada pela sua…

Viajar para Lisboa – As atrações que você deve conhecer

Lisboa deve ser considerada pelos viajantes como uma prioridade em uma viagem.…