A Ilha Grande, assim como o nome já diz, é a maior dentre as ilhas que fazem parte da baía de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Parte de um arquipélago com mais de 187 ilas e ilhotas, a ilha, que pertence juridicamente ao município de Angra, sendo um distrito do mesmo, também faz frente com outros dois municípios do Rio: Mangaratiba e Parity.
Considerada um paraíso cheio de beleza, história, cultura, peculiaridades e muitas atrações para quem está em busca de um bom roteiro de viagem a Ilha Grande é um destino cheio de atividades para serem feitas e lugares que valem a pena conhecer.
Vai viajar para Ilha Grande? Confira então o que fazer por lá
O que fazer em Ilha Grande?
O distrito de Ilha Grande possui uma grande variedade de atrações naturais para todos os tipos de visitantes, desde os que gostam de se aventurar em trilhas e matas, até para aqueles que curtem atividades mais tranquilas com belas paisagens.
Vila do Abraão
O lugar onde tudo acontece, a Vila do Abraão pode ser considerado o “centro” de Ilha Grande. A praia da Vila não é lugar para banhistas, afinal ali fica o porto de várias embarcações que chegam ao local. E é dali também que saem os barcos e lanchas que fazem os passeios na região, e também onde ficam os famosos “taxi-boats” que levam as pessoas para vários locais do distrito.
É na Vila Abraão que ficam os bares e restaurantes da ilha, onde é possível aproveitar os pratos locais e, em alguns estabelecimentos, aproveitar uma música ao vivo com o pé na areia da praia. Na Praia do Abraão você também encontra trilhas de acesso a outras praias da proximidade, como a Praia de Crena e a Praia do Abraãozinho.
Gruta do Acaiá
Para aqueles que gostam de uma aventura, a Gruta do Acaiá é uma excelente opção de atividade na Ilha Grande, além de ser palco de uma lindo espetáculo em seu interior. La dentro, cerca de 8 metros abaixo do nível do mar, há uma fenda na pedra da costa por onde a água do mar consegue entrar, preenchendo parte de um salão subterrâneo, onde há uma praia de pedra. Porém, isso não é tudo, a luz do sol quando propagada na água dentro deste salão, dá origem ao fenômeno da fluorescência, sendo possível ver uma linda névoa verde com pontos brilhantes.
A Gruta do Acaiá tem cerca de 30 metros de largura e 1 metro de altura. O acesso ao local é feito por terra, através de uma trilha de fácil percurso, com trechos descampados e vegetação bem rala.
Já a entrada na gruta mesmo é feita por uma caverna com passagem estreita, e quase 10 metros do percurso é feito de bruços. Ou seja, é preciso coragem, paciência, coragem e desapego de roupas limpas.
Como a gruta fica em uma propriedade privada, a administração do local e os passeios são realizados pelos próprios moradores. É cobrada uma taxa de R$ 10,00 para a entrada no local, que também abriga um pequeno sítio arqueológico, onde foram encontrados em 2013 ossadas humanas com mais 300 e 3000 anos.
Lagoa Azul
Uma piscina natural, a lagoa azul é um dos cenários mais lindos da Costa Verde do Rio de Janeiro. Ela possui o fundo arenoso e algumas rochas, e a água é totalmente azul. Sua localização fica entre duas ilhotas, na região da Freguesia do Santana. A região é cheia de belezas naturais e fica bem próxima de outras praias como a do Grumixama e Baleia.
O nome do local é uma referência direta ao filme dos anos 80, com a Brooke Shields, que já foi exibido inúmeras vezes na Sessão da Tarde. Mas não é exatamente esse o motivo que faz da Lagoa um dos pontos mais agitados da ilha.
Sua beleza azul e abundante acaba atraindo diversas embarcações que ficam ancoradas ali, sempre em maior número no ápice do verão, para que seus visitantes possam descer e aproveitar a piscina natural de águas claras.
No local também é possível encontrar bebidas, água de coco e petiscos servidos por barcos-bares e canoas, que prestam o serviço em plantões diários durante o verão.
O acesso à Lagoa é feito somente por via marítima, sendo necessário partir da Vila Abraão, Palmas, Enseada das Estrelas, Araçatiba, Sítio Forte e Bananal, através de passeios de traineiras, lanchas e escunas.
É possível também chegar até a Lagoa Azul em embarcações que partem de Angra dos Reis e Conceição de Jacareí.
Essa são apenas algumas das opções de atividade para fazer em Ilha Grande. O distrito é rico em praias, contém diversas trilhas, cachoeiras e paisagens naturais e atrai diversos turistas, principalmente no verão.
Mas quem for viajar para esse destino precisará de algumas dicas e cuidados para ter uma boa estadia e experiencia no local. Veja abaixo.
Dicas para quem vai viajar para Ilha Grande:
- A ilha não possui bancos ou caixas eletrônicos, por isso leve dinheiro.
- A recepção de celular por lá também não é das melhores, sendo mais fácil conseguir sinal em localidades voltadas para o continente.
- Preste bem atenção aos horários, algumas embarcações realizam o trajeto de ida e volta da ilha apenas 1 vez ao dia.
- Não entram carros em Ilha Grande, eles ficam no continente.
- A Ilha Grande não é um destino indicado para aqueles que prezam por locais com boa infra-estrutura e outras características de locais mais urbanizados.
- Cuidado com o translado marítimo feito por embarcações pequenas, que aceitem lotação acima do permitido, sem equipamentos salva-vidas e com preços muito atrativos. É recomendado também sempre verificar a previsão do tempo caso opte por esse tipo de acesso à ilha.
- Planeje bem as suas atividades, mas lembre-se que imprevistos acontecem.
- Os moradores da ilha recomendam levar paz, tranquilidade, amor e respeito com a natureza para que a sua experiência por lá seja ainda mais completa e satisfatória.
Gostou das nossas dicas sobre onde ir em Ilha Grande? Continue nos acompanhando para mais publicações como essa.