Você sabia que há 7 trilhas leves e que podem ser feitas no interior de São Paulo? Mas antes disso, você sabe definir o que seja uma trilha? Ela é um caminho ou estrada que é de passeio terrestre, mas usado para que seja feita uma caminhada ao ar livre ou outras atividades, que são de locomoção. A sua principal finalidade é a de aproximar um visitante ao ambiente que é o natural.

Pelo interior do estado de São Paulo, há trilhas que são perfeitas para se conhecer. É um momento que quem mora em uma cidade grande, precisa dar uma fugida para um lugar que é cercado de muita natureza, muito verde e cachoeiras, para que as pessoas possam recarregar as suas energias. Em São Paulo, não faltam lugares com caminhos que sejam especiais e para serem desbravados. 

As trilhas podem ser guiadas ou não. Para as trilhas guiadas será o guia que irá fixar de uma forma que é prévia, os locais que são de parada e os temas a serem trabalhados. Um bom guia será aquele que irá estabelecer uma estratégia que é de abordagem e que possa satisfazer aos interesses que sejam os específicos de todos os seus participantes em uma trilha.

As trilhas que não são guiadas ou as autoguiadas são com a finalidade de facilitar uma caminhada e de permitir um contato dos visitantes e com o meio ambiente, mas sem a presença que é a de um guia de ecoturismo. Há muitos recursos que são os visuais e gráficos, para indicarem uma direção que deverá ser seguida e com muitos elementos a serem destacados.

Clique em Continuar:  Viagens pelo Brasil para curtir a dois

As trilhas estão sempre localizadas dentro de ecossistemas e quando são bem elaboradas, podem promover um contato que seja o mais estreito e entre o homem ou a natureza, mas com a possibilidade de se ter um maior conhecimento das espécies, que podem ser as animais, vegetais, de uma história do local, de seus processos biológicos e de sua proteção ao meio ambiente.

Algumas medidas a serem tomadas pelos trilheiros

Qualquer tipo de trilha e nas 7 trilhas leves no interior de São Paulo não é diferente e podem gerar um impacto que é ambiental nos ecossistemas do local. Contudo, as técnicas, para que sejam minimizados os impactos de uma trilha, são restritas aos cuidados com o solo e a vegetação. Salvos todas as intervenções que são de ordem estrutural e de segurança, as trilhas não devem ser adaptadas aos visitantes.

Alimentar os animais que são os silvestres em uma trilha é uma atitude que não é recomendada, já que a fauna poderá ter o seu comportamento e a uma dieta alimentar com tal atitude por um trilheiro sendo alterada. Deixar cair os pedaços de comidas ou farelos de pedaços de comida é também considerado como uma causa que é de alteração do comportamento que é o alimentar de suas espécies.

Uma educação que é a ambiental é um processo que é por meio dos quais, os indivíduos possam com uma coletividade, construir os seus valores que sejam os sociais, de conhecimentos, habilidades, atitudes e de competências, que sejam direcionadas para uma conservação que é a do meio ambiente, que são essenciais para uma qualidade de vida e a uma sustentabilidade. 

Clique em Continuar:  7 pontos turísticos imperdíveis em florianópolis

Antes de qualquer aventura, pesquise sempre pela previsão do tempo, sobre o percurso, os cuidados e o seu grau que é o de dificuldade, que aqui no nosso caso são trilhas leves. Os dias que são os de sol e sem chuvas são os mais seguros e confortáveis para se entrar em uma mata. Prepare o seu físico para essa trilha, para que os seus músculos estejam fortalecidos e mesmo que seja de intensidade leve.

As 7 trilhas leves em São Paulo

Começaremos pela primeira delas e pela Trilha do Silêncio, que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá. São 800m de trilha, de ida e de volta, num pedaço que é de Mata Atlântica, com um riacho para admirar as aves encontradas nessa região, numa trilha que pode ser autoguiada, mas que ao mesmo tempo é adaptada para os visitantes que são os cadeirantes, com mobilidade reduzida ou para quem é deficiente visual. 

A segunda trilha leve que escolhemos em São Paulo é a da Trilha da Cachoeira do Sagui e que fica nas dependências da Fazenda Maravilha. É uma região de mata preservada e numa trilha que pode ser percorrida em 20 minutos, com duas cachoeiras no local, que são a Cachoeira do Oásis e a Cachoeira do Raio de Sol e com muitos exemplares de fauna que é a da Mata Atlântica.

A terceira trilha leve em São Paulo é a Trilha da Figueira e que fica no Parque Estadual da Cantareira. É uma trilha que pode ser feita sem muito esforço, numa caminhada que é de nível fácil. A quarta trilha é a de nome Trilha da Vida, no Parque Ecológico do Guarapiranga, que é uma trilha indicada para qualquer pessoa, que em apenas 65 km de distância a serem percorridos nessa trilha podem lhe dar uma incrível experiência. 

Clique em Continuar:  Viajar para Belém do Pará

A quinta trilha leve no interior de São Paulo é a Trilha da Caverna do Diabo, que fica no Parque Estadual da Caverna do Diabo, que atrai muitos visitantes para conhecer as suas cavernas, com essa que é a maior do Brasil, com apenas 1 km de trilha já será possível alcançar a formação rochosa, com passarelas, escadarias, corrimões e iluminação, que valerão muito a sua visita.

A Trilha do Vale das Ostras é a nossa sexta trilha, para percorrer a Mata Atlântica e que só pode ser acessada com o monitoramento que é o de guias, para um visitante passar por 12 cachoeiras e chegar até a mais conhecida que é a Queda do Meu Deus, que também é considerada como a mais bonita de São Paulo e que encantam aos seus visitantes.

A sétima trilha em São Paulo que é leve é a da Nascente do Riacho do Ipiranga, que fica no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, dentro do Jardim Botânico, num percurso que é de 720m de ida e de volta, mas que fica totalmente suspenso em uma passarela que é de madeira, para não danificar uma vegetação que é a rasteira. Opte por uma dessas trilhas em São Paulo e que são de nível fácil para fazer.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Praias diferentes para se conhecer no Brasil

O Brasil é um lugar extremamente fantástico e o seu litoral conta…

Onde ir em Santa Catarina?

Localizada no sul do Brasil, a capital de Santa Catarina com uma…

Viagem e turismo no Sul

Existem diversas opções de destinos turísticos no Brasil e escolher a região…