Podemos dizer que o turismo sustentável é denominado como uma maneira que é a de viajar ou de descobrir um destino, em que o viajante possa respeitar a cultura, o meio ambiente e as pessoas, preservando as tradições que são as locais e também os recursos naturais, mas com um imenso protagonismo que é dado para as comunidades que são as residentes.
Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), ela informa que, o turismo é um setor responsável atualmente por mais de 10% do PIB (Produto Interno Bruto), que é o mundial e ainda gera 1 em cada 10 empregos em todo o planeta. Contudo, isso representa além de uma geração de empregos, produtos de exportação, uma integração entre culturas e uma troca de experiências.
Tudo isso também significa um aumento das emissões de gases de um efeito estufa, um esgotamento que é dos recursos naturais, um excesso de lixo, exploração de mão de obra, aprofundamento de desigualdades e uma extinção de culturas. O crescimento constante do número de viagens e dos viajantes é muito importante, para se transformar num setor que é mais sustentável.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) define o turismo sustentável, como um turismo que considera de forma plena seus atuais e futuros impactos, que são os econômicos, sociais e ambientais, abrangendo as necessidades que são as dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades que são as locais, buscando aumentar os benefícios e com redução dos impactos negativos.
No entanto, o turismo sustentável também deve acima de tudo, buscar uma compatibilização entre os anseios que são os dos turistas e das regiões que recebem esses turistas, garantindo não somente uma proteção que é a do meio ambiente, mas estimulando o desenvolvimento que é das atividades em consonância com toda a sociedade local e que é a envolvida.
A importância de uma viagem sustentável
Numa viagem sustentável é com ações que são pautadas em um turismo sustentável, o que implica em ações, que sejam socialmente justas, economicamente viáveis, e ecologicamente corretas, mas que possam atender as necessidades, que são as econômicas, sociais e ecológicas da sociedade, com uma infraestrutura com as atividades e protegendo o patrimônio natural.
Os agentes que são os de desenvolvimento do turismo, principalmente aqueles que são os profissionais, devem permitir limitações ou obstáculos para as atividades, quando são exercidas em zonas que são particularmente sensíveis. O turismo sustentável é uma alternativa para uma viagem que é a de massa.
Essa alternativa é uma preocupação com uma quantidade que é a de pessoas que irão visitar as regiões receptoras, com um planejamento para uma gestão do turismo, que devem estar atentos a todas as questões que são as ambientais, culturais ou sociais, por uma busca que é a de minimizar os impactos de uma atividade, fazendo com que os moradores locais estejam inseridos.
Há alguns fatores, que são os primordiais a serem observados num planejamento para essa viagem sustentável, que é a não adoção de um turismo de massa, com desenvolvimento de estruturas, que são compatíveis com o meio ambiente em que é instalado, demonstrando para os clientes o perfil de um turismo que é sustentável que se pretende desenvolver.
O turismo de natureza, o turismo rural e o ecoturismo, são considerados modalidades de turismo, que são as mais sustentáveis, por serem desenvolvidas sempre em harmonia com o local. O turismo sustentável deve sempre ser desenvolvido por todos, devendo pautar numa economia dos recursos naturais, com garantia de um crescimento econômico para essa atividade.
Na prática, uma promoção de um turismo com uma consciência que é sustentável é com atitudes que são simples pelos viajantes, com políticas que são públicas dos governos e com muitas ações que são assertivas por parte das empresas, com a responsabilidade de um grupo de viajantes, sendo com uma relação que seja benéfica com a região a que se está visitando.
Lugares para uma viagem sustentável
Conheça aqui, alguns destinos para quem deseja fazer uma viagem sustentável e que pode ser feita dentro do Brasil. Será uma viagem para uma fuga da correria do cotidiano das grandes cidades, para curtir umas férias e relaxar. É uma nova tendência e de um turismo que é para explorar o campo, com hospedagens que são as mais simples ou aconchegantes, para uma conexão que é real com a natureza.
Em São Paulo, o destino é em Socorro, que também é uma opção de turismo sustentável, ficando no interior paulista. É um destino perfeito para quem quer procurar por aventura, além de ser uma região que é muito conhecida por grandes grutas, numa cidade que oferece opções de passeios com mergulho, rafting, cachoeiras, trilhas e muita exploração, mas com muito respeito á natureza.
Uma visita a Reserva Mamirauá, no Amazonas é também uma escolha por uma viagem que é sustentável. Ela fica situada bem perto ao curso do Rio Solimões, abrangendo os municípios de Maraã, Jutaí Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa. Conhecer essa região é um passeio obrigatório, numa grande extensão de floresta, que é alagada do mundo e com uma vegetação que é única.
Gramado, no Rio Grande do Sul é mais um destino para a sua viagem sustentável. Para os viajantes que são os amantes do inverno, essa região será perfeita para essa viagem. Os passeios em Gramado são mais direcionados para a família, com a iniciativa de uma sustentabilidade ficando por conta das hospedagens e com pacotes de atividades de lazer com algumas agências.
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é mais um destino para uma viagem sustentável e já foi eleito um dos melhores destinos sustentáveis do mundo, além de contar com valores que são bem atrativos.
Há uma grande variedade de hospedagens que seguem a um padrão que é sustentável, com muitas opções que são para um relaxamento, lazer e que estão relacionadas com a natureza.
Essas são as dicas para quem deseja fazer uma viagem que é sustentável, para a sua escolha, na hora de montar um roteiro de viagens. Siga as nossas dicas para um consciente turismo sustentável, nesses locais que possuem alguma iniciativa que é para proteger ou preservar a natureza ou a vida de uma comunidade ao seu redor.