A região nordestina tem uma área equivalente do estado do Amazonas e é composta por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ela também é o berço da colonização no país, sendo a região em que Pedro Álvares Cabral desembarcou.
O Nordeste é cheio de belezas naturais e as praias são a sua principal atração turística. Elas costumam ser o principal motivo pelo qual as pessoas decidem visitar a região. Se você é um dos milhões de turistas que desejam conhecer o litoral nordestino, fique de olho nessas dicas!
1 – Quando viajar para o litoral nordestino
Quando se trata de uma viagem para a praia é importante se certificar de ficar longe das chuvas. Por outro lado, uma forma de economizar dinheiro é escolher uma data no período de baixa temporada para viajar.
A baixa temporada é a época do ano em que um certo destino turístico recebe menos visitantes. Nesse período, tudo fica mais barato, seja passagem, hospedagem e até a comida perto da praia. Dessa forma, é possível aproveitar melhor as férias, fugindo das aglomerações e evitando as grandes filas durante passeios e idas aos restaurantes.
O período da alta temporada, que é quando o lugar recebe mais turistas, ocorre justamente no verão, entre os meses de dezembro a fevereiro. Já o período de chuvas no Nordeste, acontece no período entre janeiro e julho. Por mais que essas chuvas costumam ser espaçadas, sempre vale a pena não correr riscos.
Mas, uma das grandes vantagens de ir ao litoral nordestino, é que o sol aparece o ano inteiro. Assim, a melhor época para obter o máximo que as praias nordestinas têm a oferecer é no segundo semestre do ano, especialmente, setembro a novembro.
2 – Fique de olho nos preços!
Estamos em uma época, em que é possível encontrar ótimas promoções por meio das redes sociais, sites e aplicativos de viagens. As companhias aéreas costumam disponibilizar ofertas relâmpago que ajudam a economizar bastante na passagem de ida e volta da praia.
Ao decidir qual parte do Nordeste deseja conhecer, é importante já começar a pesquisar qual é o preço médio da passagem. Mas, é importante ter os olhos bem abertos, pois os valores podem mudar bastante de uma hora para outra.
Isso, também vale para hospedagens. Os hotéis costumam oferecer algumas tarifas promocionais em certas épocas do ano. Assim, é importante ficar atento aos pacotes e acompanhar os perfis nas redes sociais.
Mas, procurar uma alternativa diferente e desapegar dos hotéis. Apesar de eles oferecerem quarto confortável, café da manhã, entre outras vantagens, outras formas de hospedagens mais vantajosas e que também oferecem camas aconchegantes. Uma delas é o hostel.
Nos hostels, não é necessário dividir o quarto com outras pessoas, já que costumam oferecer quartos com banheiros privativos a bons preços. É importante lembra-se de que, em uma viagem a praia, dificilmente uma pessoa vai permanecer muito tempo no quarto.
3 – Planejar é preciso!
Em qualquer tipo de viagem, o planejamento com antecedência é algo fundamental para ter uma boa experiência. Mesmo que a viagem ainda esteja longe de acontecer, é importante já começar a economizar e avaliar o quanto poderá gastar.
Assim, é necessário fazer uma lista que indique o quanto poderá pagar por hospedagem, alimentação, transporte e passeio. Ao definir o valor que poderá investir na viagem, é possível se organizar com mais tranquilidade e evitar surpresas desagradáveis.
Para quem pretende ir além da praia, vale a pena verificar os pacotes de passeios. Algumas cidades oferecem esse tipo de serviço e permite comprar antecipadamente.
Comprar ingressos em cima da hora, pode fazer com que os preços dobrem de valor. Assim, fica mais difícil economizar e o gasto pode acabar sendo bem maior do que aquilo que foi planejado. Por isso, vale a pena procurar por ofertas de tours, passeios e atividades.
4 – Praias de destinos mais em conta
Se a ideia é realmente economizar ao máximo, então, vale a pena procurar por praias nordestinas que fiquem em locais mais em conta. O destino escolhido interfere muito no orçamento na hora de planejar e se organizar para a viagem.
As cidades mais populares costumam oferecer preços bem mais elevados em todos os aspectos, desde passagem até a alimentação. Assim, o recomendado é ignorar dos destinos que mais aparecem nas mídias e são mais comentados nas redes sociais.
5 – Conhecer a Baía do Sancho em Fernando de Noronha
Apesar de ter dito anteriormente que escolher um destino mais barato é uma ótima ideia, se puder gastar mais, vale a pena viajar até Fernando de Noronha para conhecer a Baía do Sancho. Essa é considerada uma das melhores praias do mundo!
Mesmo com os altos preços e a dificuldade para chegar, Baía do Sancho faz valer a pena! Ela apresenta um mar calmo e cristalino, e uma maravilhosa vida marinha que agrada a todos os praticantes de snorkeling.
Os mirantes da região permitem observar todo o esplendor da Baía do Sancho e ter uma ótima visão do alto das falésias. O Mirante Dois Irmãos oferece uma boa visão do Morro Dois Irmãos e da Baía dos Porcos. Além disso, é possível fazer trilhas, como a Trilha Golfinho que leva até a Baía dos Golfinhos e permite ter belas fotos.
Atualmente, chegar à Praia do Sancho é bem mais fácil, graças à trilha suspensa que proporciona acesso até para os cadeirantes. Antes, o acesso só era possível através de uma trilha de terra bem escorregadia.
Fazer um mergulho livre na Baía do Sancho é uma das melhores experiências do mundo. O mar é calmo, e mergulhar traz uma grande sensação de liberdade e permite ver de perto os animais marinhos da região.
Curta o Nordeste!
Indo à Baía do Sancho ou à qualquer outra praia nordestina, a viagem pode render ótimas lembranças se tudo for bem organizado. Por isso, nas próximas férias, não hesite em escolher o litoral do Nordeste como destino.