Muitas pessoas tem curiosidade em passar as suas férias em um lugar com uma natureza exuberante e que esteja longe da correria de uma cidade grande. Pois bem, no Brasil o Pantanal é justamente o que você está buscando, um local maravilhoso e que entregue momentos de prazer inesquecíveis.
O local é conhecido por apresentar belíssimos passeios de canoas pelos seus rios, ou conhecendo a região por terra, o que impressiona no Pantanal é sua imensidão e suas peculiaridades. Fiquem sabendo que viajar para esse paraíso é muito mais simples do que parece, só é preciso ter atenção aos detalhes e conseguirá realizar uma viagem bastante tranquila.
Portanto, pensando em tirar as principais dúvidas que podem acometer a viagem durante o planejamento é que esse post foi pensado. Vamos Conferir!
Qual é o momento de viajar para o Pantanal?
O Pantanal pode ser dividido em dois grandes momentos para se visitar: a estação da cheia e a estação da seca. O que mais agrada nesse local é que independente do momento ele pode ser visitado ao longo do ano todo, sendo que cada uma das suas estações apresenta os seus encantos.
Dessa forma vale a pena visitar a região em cada época para decidir qual se sente mais a vontade. Independente do período que você for para o Pantanal não esqueça de ver o Tuiuiú, que é a ave símbolo do Pantanal, além de outras centenas de aves que fazem com que o céu do Pantanal seja maravilhosamente inesquecível.
Baixa Temporada
A baixa temporada no Pantanal acontece de novembro a maio e é quando os rios da região sobem e o Pantanal fica mais alagado. Durante essa temporada a principal vantagem é conseguir explorar a região através da água, incluindo diversos passeios de barco. Além disso por ser baixa temporada o custo da viagem fica bem mais em conta.
Durante esse período é possível aproveitar para conhecer como é a paisagem da maior planície alagável do mundo e principalmente entender o motivo que ela fascina tanto. Aproveita para realizar passeios noturnos e se aproximar de crocodilos e jacarés.
Alta Temporada
O período de junho a outubro é a temporada de seca na região e culmina com a alta temporada, quando o local fica menos alagado e o tempo bem mais estável – durante esse período é bem interessante aproveitar as férias escolares e viajar em família. Um detalhe bem importante da alta temporada é que durante esse período a chance de encontrar animais é muito maior.
Basicamente, com o recuo da água e o aparecimento do solo, faz com que uma grande quantidade de animais volte a circular pela região. Durante esse período é muito legal realizar um safári noturno, e com muita sorte encontrar uma onça-pintada.
Por ser alta temporada, fica subentendido que a procura por acomodações se torna muito mais procurada e dessa forma o visitante precisa se planejar para conseguir encontrar com antecedência vagas nas pousadas e hotéis, conseguindo uma economia de preço e as melhores localizações.
Como chegar no Pantanal?
Para chegar no Pantanal o viajante pode escolher vir pelo Mato Grosso ou pelo Mato Grosso do Sul. No primeiro caso é preciso pousar em sua capital Cuiabá, ficando a 100 quilômetros de distancia da região pantaneira. A cidade de Poconé é considerada uma das principais portas de entrada do Pantanal mato-grossense.
Já se decidir vir pelo Mato Grosso do Sul, também será necessário descer na capital do Estado, Campo Grande. Nesse caso a distancia é maior, já que a capital está distante de Miranda (uma das bases para se explorar o Pantanal) aproximadamente 200 quilômetros.
Como curtir o Pantanal
A região é um local muito interessante para curtir em família, já que é muito importante mostrar para os seus filhos a importância da natureza e não existe modo melhor de fazer isso do que conhecendo ela bem de perto.
A região pantaneira, pode incluir para os mais diferentes viajantes, banhos de rio e observação de animais, tudo isso em uma paisagem das mais exuberantes. Pensando nisso, vamos ver algumas atividades que podem ser realizadas na região.
Fazenda de criação de jacarés
No Pantanal é possível conhecer uma fazenda onde existe criações de jacarés. Esse local é uma visita bastante diferente para as crianças, as quais ficam extremamente encantada com os filhotes. Além disso esse local tem uma forte conotação de educação ambiental, já que no local é explicado quais é a importância da produção desses animais.
Passeio de barco noturno e focagem noturna
Um dos grandes atrativos que podem ser feitos no Pantanal é realizar os passeios noturnos. Eles não só garantem uma grande quantidade de emoções principalmente ao avistar animais que tenha hábitos noturnos. Entretanto é preciso fazer esse passeio com toda a segurança, utilizando carros devidamente equipados e com o auxílio de guias experientes.
Lembre-se de levar uma roupa mais quente, pois durante a noite a temperatura no Pantanal costuma cair bastante e acaba ficando bastante frio.
Passeios a cavalo
Uma das melhores formas de conhecer o Pantanal é entrar por completo na vida da região, ou seja, para que sua aventura esteja completa é preciso visitar uma fazenda e realizar um passeio a cavalo para admirar a natureza, contemplar a paisagem e relaxar tanto a mente, quanto o corpo e a alma e o melhor, longe da sua rotina diária.
É preciso lembrar que as atividades que são feitas no Pantanal, são ao ar livre, de modo que é bastante interessante levar alguns itens essenciais, como é o caso de repelente. Além disso utiliza-se de roupas leves e confortáveis, além de utilizar um tênis para as caminhadas, um boné e não esquecer de passar o protetor solar.
Essas dicas aqui apresentadas são apenas algumas que podem ser realizadas durante a sua estada no Pantanal, dessa forma só vai bastar se planejar e preparar a viagem. É com absoluta certeza que viajar para a região pantaneira será uma viagem das mais inesquecíveis e que definitivamente você ficará muito encantado pela beleza única que essa região entrega para os seus visitantes.