Fortaleza é a capital do Ceará, fica localizado na região nordeste do Brasil. Situada no litoral Atlântico, em uma altitude média de 16 metros e com 34 km de praias que são deslumbrantes. É também a maior cidade do Ceará em se falando de população e a quinta do Brasil. Fortaleza é o maior destino turístico de nosso país, segundo o Ministério do Turismo. 

O turismo em Fortaleza

O turismo em Fortaleza tem estimulado todo o crescimento de sua estrutura de hotéis e de entretenimento. O destaque vai para suas barracas de praias, suas lojas de artesanatos, seus parques aquáticos, seus clubes, suas boates e casas de shows. Contudo, ela tem se desenvolvido como um emergente eixo de turismo, eventos e de negócios no Brasil.

Eventos tradicionais dessa cidade 

Todo o desenvolvimento turístico dessa cidade é viabilizado não somente pela atração de seus eventos, mas também pela preservação e o fortalecimento das festividades tradicionais de Fortaleza, como por exemplo, podemos citar o carnaval e os seus cortejos de maracatu, as festas juninas, o Fortal que é a maior micareta e a maior festa de carnaval fora de época do Brasil.

Esses eventos não terminam por aí, ainda há o Ceará Music que é o maior festival de música eletrônica e de pop rock. Outro evento que é muito popular em Fortaleza e bem tradicional entre a maioria dos jovens e suas tribos é o SANA, que é um dos maiores eventos brasileiros de cultura do Japão. É atraída uma multidão de curiosos para esse evento tradicional.

Clique em Continuar:  Destinos de trilhas desconhecidas pelo Rio de Janeiro

A gastronomia de Fortaleza

Em se falando da gastronomia de Fortaleza, podemos dizer que ela se aproxima da culinária que é típica do nordeste e o destaque vai para a delícia do prato chamado de baião de dois, na maioria das vezes esse prato é acompanhado de um churrasco de carneiro ou uma deliciosa carne de sol.

Os frutos do mar também não poderiam ficar de fora e são típicos de sua cozinha também entre eles, podemos citar a moqueca de arraia, as peixadas de cavala e de pargo, uma curiosidade nesse último prato, que era o que serviam aos jangadeiros para que eles recuperassem a força quando voltavam do mar, portanto, é o prato ideal também, para recuperar a força dos turistas.

O camarão e a lagosta são iguarias que os seus visitantes dessa cidade vão adorar provar e são bastante usados juntamente com o arroz de camarão ou o bobó de camarão. No Mercado dos peixes de Mucuripe, eles podem ser preparados em restaurantes vizinhos, preparados ao alho e óleo, que é uma forte tradição em Fortaleza o seu consumo ao entardecer e nos finais de semana.

A tradicional caranguejada

Ainda se falando de gastronomia de Fortaleza, os visitantes não podem perder a tradicional caranguejada, que acontece todas as quintas-feiras, que é um evento em que, restaurantes, barracas e bares de todo o litoral de Fortaleza servem somente pratos que são derivados desse crustáceo, que é apreciado com a ajuda de um martelinho.

Os polos gastronômicos de Fortaleza

Clique em Continuar:  Conhecendo Foz do Iguaçu

Vamos indicar aqui, alguns polos de gastronomia de Fortaleza que são imperdíveis, como o polo gastronômico da Varjota, da praia de Iracema e o da Avenida Beira Mar, uma região que é cheia de restaurantes e de comidas internacionais, além de pizzarias e churrascarias, cozinhas de hoje e regional, muito frequentado pelos turistas.

Mas, em Fortaleza, não existe apenas o polo gastronômico citado acima e sim há outro ao sul, que fica na divisa com Eusébio, nas Tapioqueiras, que como o nome nos remete, é um centro de restaurantes que são especializados no preparo da tapioca, que é outra delícia dessa região e que é outra iguaria muito característica da culinária local.

Praias em Fortaleza

Quando pensamos em Fortaleza já a associamos imediatamente as suas praias e são também atividades imperdíveis que devem entrar na programação de seus visitantes e separamos a Praia de Cumbuco, distante cerca de 24 km de Fortaleza e uma das mais procuradas na região metropolitana, passeio de bugy ou quadriciclo são oferecidos em suas redondezas.

A Praia do Futuro é a mais famosa de Fortaleza e um local imperdível para os turistas, com um mar verde e seus extensos trechos de areia, é a sede das famosas barracas de praia, boa para um mergulho e não tem águas geladas como as que encontramos ao sul do Brasil. Suas barracas são movimentadas de dia e de noite, é o point da vida noturna dessa região.

Outros pontos turísticos em Fortaleza

Clique em Continuar:  Melhores cidades da Serra de São Paulo

Vamos agora, enumerar outros pontos turísticos em Fortaleza e vamos começar pelo CEART que é o Centro de Artesanato do Ceará, que é um local que consegue reunir muitos trabalhos de diferentes artesãos cearenses, com peças finas e bem acabadas, a matéria-prima utilizada em suas peças são a madeira e a cerâmica em seus produtos refinados e bem acabados.

O Centro de Turismo

Esse já é um local com um artesanato mais em conta e destinado para as turistas que querem presentear alguém ou levar uma lembrancinha de sua visita, podem ser encontrados desde produtos para casa em tecidos, artigos em couros e muitos outros produtos por um preço bem acessível. Esse local antigamente era uma cadeia e hoje é uma boa opção para se fazer compras.

Museu da Cachaça

Um dos Museus mais visitados em Fortaleza e mais precisamente ele fica localizado em Maranguape. Nele, é possível conhecer todo o processo e o funcionamento de uma famosa marca de cachaça que é a Ypióca e essa visita feita é também guiada. Faça uma visita nesse lugar de um dia e conheça também o Ipark, que é pertencente ao mesmo grupo Ypióca e tem atividades ligadas a natureza.

Theatro José de Alencar

É uma das construções mais importantes e o programa cultural que é imperdível no centro da cidade de Fortaleza.

A conclusão

Siga as nossas dicas, visite em Fortaleza um desses lugares e saiba que terá de ter muito pique para conhecer todas as maravilhas dessa cidade que é Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Turismo em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino no Brasil, que fica situado na…

Viagens e turismo no Nordeste

O Nordeste do Brasil é um dos destinos turísticos mais desejados do…

Melhores cidades da Serra de São Paulo

Em São Paulo basta a temperatura cair para que as pessoas queiram…