Destino perfeito para quem gosta de aproveitar um friozinho com belas paisagens, a distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, faz parte e cidade de Camanducaia, e fica localizado na Serra da Mantiqueira.
Por ficar ao lado de outro destino bastante procurado nas épocas frias do ano, Campos do Jordão, o distrito de Monte Verde também recebe muitas visitas e oferece aos seus turistas excelentes opções de atividades para fazer e lugares para conhecer. Confira!
Avenida Monte Verde
Começaremos falando de um dos principais destaque do local, a Avenida Monte Verde. Localizada no centro do distrito ela é repleta de restaurantes, lojas, galerias e é onde se concentra boa parte do comércio dali.
Na Avenida Monte Verde você poderá encontrar lojas de roupas, de artigos de artesanato, cachaçarias mineiras, vinhos, queijos e chocolates, cervejarias e outros tipos de estabelecimentos que ocupam quase toda a avenida.
A Avenida Monte Verde também é muito conhecida pelo seu estilo arquitetônico, que remete diretamente a estilos europeus. Ao passear pela avenida é possível identificar casas e prédios com o estilo alemão, italiano e suíço.
Na Avenida Monte Verde o visitante também encontrará três excelentes galerias: galeria suíça, para quem gosta de cerveja artesanal, a Vila germânica, casa dos melhores restaurantes do local e a Vila Europa, repleta de lojinhas.
Cervejaria Fritz
Uma das principais atrações de Monte Verde, a Cervejaria Fritz é uma excelente opção para quem gosta de apreciar uma boa cerveja gelada, mesmo no frio. A cervejaria produz o seu próprio chopp e cerveja artesanal, ambos muito consumidos em Monte Verde, mas também em outras cidades da região, e até de outras localidades do nosso país.
Quem for conhecer a fábrica poderá fazer um tour guiado, a fim de ver de perto como é feito todo o processo de produção da bebida. É possível também, durante o tour, fazer uma degustação do chopp produzido, direto do tonel.
A fábrica fica aberta a visitação de quarta a sexta, sempre a partir das 19h, e aos sábados a partir das 13h.
Fabricas de Chocolate
Monte Verde também é conhecido por suas fábricas que ficam na avenida principal da cidade, e nas proximidades, famosas por fabricar e vender uma variedade de produtos feitos com uma das melhores invenções da humanidade: o chocolate.
A Gressoney está entre elas sendo conhecida como uma das fábricas mais tradicionais do distrito, inaugurada em 1978. Entre as delícias produzidas ali está o doce Prímula, um tipo de pão recheado de doce de leite e coberto de chocolate que lembra muito o famoso pão de mel.
Outra opção é a Chocolateria Monte Verde, que também vende chocolates artesanais, além de outras opções como drinks feitos de chocolate quente, doces, drinks gelados e até mesmo opções de salgados, para quem gosta de manter o equilíbrio.
Trilha do Pinheiro Velho
Mas nem só de lojinhas e cervejarias e chocolaterias é feita Monte Verde. Grande parte das atrações deste destino turísticos são naturais como, por exemplo, a Trilha do Pinheiro Velho.
Essa pode ser considerada a trilha mais fácil de lá, e é a única que não está localizada na Serra da Mantiqueira. Ela possui cerca de 200 metros de comprimento e termina no Pinheiro Velho, uma árvore com mais de 500 anos e idade.
Chapéu do Bispo
Outra opção de trilha em Monte Verde, o Chapéu do Bispo tem mais de 700 metros de comprimento, e é uma trilha de fácil acesso, por isso também é uma das mais procuradas e conhecidas por lá.
A trilha leva esse nome, pois ponto final da mesma é uma pedra cujo formato remete ao de um chapéu de bispo. Quem quiser e tiver um bom preparo físico, pode escalar a pedra e aproveitar a bela vista no topo do “chapéu”,
Pedra Redonda
A Pedra Redonda é um dos principais pontos turísticos de Monte Verde e possui uma trilha que também é fácil de ser feita.
A trilha ali possui um pouco mais que 1 km de extensão, mas a caminhada pode chegar a durar mais de 1 hora. Durante o trajeto, é possível aproveitar a paisagem natural e ver um mirante de madeira — que serve de local para excelentes fotos.
A parte mais complicada do trajeto é uma subida íngreme, no final do percurso, porém nada que deixe o turista incapacitado de seguir adiante para receber a sua recompensa: uma vista panorâmica de toda a natureza perto de Monte Verde, com montanhas cobertas de vegetação.
A trilha da Pedra Redonda é uma boa pedida nos finais de tarde, para quem gosta de admirar o por do sol. Porém, existem outras versões desse trajeto, como o passeio noturno, que possibilita a visão de um céu muito estrelado.
Pedra Partida
Mais uma opção de trilha para ser feita em Monte Verde, a da Pedra Partida tem 1,6 km de comprimento. O seu tempo de percurso pode ir de 2 horas e 30 minutos a 3 horas de duração.
Por ser uma trilha de nível moderado, requer mais preparo físico de quem optar por fazê-la.
O topo da Pedra Partida fica a um pouco mais de 2.000 metros de altitude, então é bom ir preparado também para apreciar paisagens de tirar o fôlego.
Fazenda Radical
A Fazenda Radical é uma opção para quem não dispensa um passeio ou viagem cheia de atividades e adrenalina.
Ela fica localizada próxima ao centro de Monte Verde, e é lá que ficam localizadas duas das maiores tirolesas do distrito, uma tem cerca de 470 m e outra 450 m. Porém, elas não são as únicas atrações da fazenda, que também oferece circuito de arvorismo, slackline, escalada, passeios de quadriciclo e atividades com arco e flecha.
A entrada na fazenda é gratuita, porém é preciso pagar pelas atividades. E para conseguir aproveitar ao máximo as atividades oferecidas por lá, é recomendado ir de carro, já que a distância entre uma atividade e outra é um pouco grande
Gostou do nosso texto sobre onde ir em Monte Verde? Continua nos acompanhando para mais novidades.