Uma das viagens mais legais que todo brasileiro pode fazer é conhecer a cidade de Gramado, já que a conhecer é uma experiencia e tanto e é considerada um dos melhores destinos para viajar no Brasil.
O destino está localizado na Serra Gaúcha e conta com uma grande variedade de passeios que podem ser explorados, portanto o ideal é que você tenha um tempo de pelo menos sete dias para conhecer a cidade como um todo.
Existe uma verdade, apesar de falarmos de Gramado e Canela, a Serra Gaúcha conta com diversos outros roteiros que podem ser feitos de carro pelo Rio Grande do Sul. Porém, mesmo que você vá apenas para Gramado, é verdade absoluta que você vai ficar com vontade de conhecer muitos outros destinos na região, já que a receptividade do local é tão maravilhosa que o viajante se sentirá em casa.
A cidade como um todo foi pensada para receber os visitantes e garantir excelentes alternativas de passeios. Para aqueles que estão viajando pela cidade podem visitar parques, museus, fábricas de chocolate, jardins e os mais diferentes roteiros voltados para o agroturismo.
Entretanto é preciso deixar claro que o grande ápice do turismo em Gramado acontece na época do Natal Luz, porém a cidade conta com eventos ao longo de quase todo o ano, principalmente levando em conta o Festival de Cinema de Gramado, que alavancou ainda mais a região como um destino turístico do Brasil.
Quando visitar Gramado e Canela
A melhor época para visitar a região depende muito dos seus objetivos de viagem. Se a finalidade for curtir um pouco do frio em um destino mais romântico a boa ideia é apostar no inverno, entretanto se quiser fugir do frio, a pedida é viajar durante o verão.
É também bastante importante ficar de olho no calendário de eventos da cidade. Agosto é o momento do Festival de Cinema de Gramado, setembro acontece o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia – que apresenta uma grande quantidade de programações diferentes, como é o caso de oficinas, degustações, shows musicais, peças teatrais e festins, que fazem o turista mergulhar em cultura e gastronomia.
O inverno conta com os mais diferentes eventos, contando com atrações como feijoadas, espetáculos, saraus, bate-papos com jornalistas e oficinas gratuiras.
Porém, como já foi falado o grande evento de Gramado é o seu Natal Luz. Aqui a dica é, as apresentações começam em outubro e se estendem até janeiro, dessa forma é possível visitar Gramado em outros meses durante essa festividade, evitando dezembro, quando a cidade fica bem mais cheia e mais cara.
Vamos conhecer agora algumas atrações interessantes para conhecer em Gramado e Canela
Centro Turístico de Gramado
Facilmente, para conhecer uma cidade a melhor coisa que pode ser feita é caminhar por ela. A cidade é bastante fácil de se explorar a pé, já que a grande maioria dos seus pontos turísticos se concentram na região central de Gramado.
Dessa forma é possível passar pela Rua Coberta; Palácio dos Festivais; Igreja Matriz de São Pedro; a Praça do Amor Eterno; a Rua Torta (ou Ladeira das Flores) e a Praça das Etnias – é possível aumentar um pouco a caminhada e passar pelo Lago Joaquina Rita Bier e a Estatua do Kikito, que estão localizadas um pouco mais distante do centro.
O mais interessante dessa caminhada é que de um ponto turístico para outro é possível encontrar uma grande quantidade de restaurantes, cafés e lojas bastante charmosas, mas a principal pedida são as lojas de chocolate.
Mini Mundo
Esse ponto turístico é um dos mais visitados não só de Gramado, mas como de toda a Serra Gaúcha, uma vez que transforma todos os seus visitantes em crianças novamente. O Mini Mundo foi pensado por um pai e um avô para as suas crianças, de forma que existem diversas miniaturas de lugares do Brasil e do mundo, o que faz com que chame a atenção dos mais diferentes turistas.
Estas réplicas são 24 vezes menores que os originais e são feitas com tanta delicadeza e perfeição que são realmente impressionantes. O trabalho é tão minucioso que sobrevive até as condições climáticas de Gramado.
Lago Negro
A história do Lago Negro se confunde com o espirito que é encontrado em Gramado. Anteriormente o local era conhecido com Vale do Bom Retiro, porém após um trágico acidente que incendiou e destruiu a mata, alguns moradores resolveram abrir um buraco na região com o intuito de conter o incêndio.
Esse buraco foi o precursor de um lago e dessa forma um morador local resolveu reflorestar todo o entorno desse “buraco”. Dessa forma, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago e trouxe as árvores da Floresta Negra Alemã, que futuramente deu origem ao nome “Lago Negro”.
Apesar do nome, às águas do Lago não são escuras, mas sim verdes e refletem as árvores do entorno.
Catedral de Pedra de Canela e Parque Estadual do Caracol
Apesar de falarmos bastante de Gramado, o roteiro para essa região precisa passar pela maravilhosa cidade de Canela e isso é um dos melhores passeios que o viajante pode fazer na região.
Primeiramente a estrada que liga Gramado até Canela já é surpreendente e cheia de atrações turísticas, como é o caso do Museu de Cera, o Hollywood Dreams Cars, o Super Carros, o Castelinho Caracol e o Vale dos Dinossauros.
Porém, apesar de todas essas atrações, o objetivo dessa viagem é realmente chegar até a Catedral de Pedra de Canela, que é simplesmente uma das igrejas mais lindas do Brasil.
Como a parada é relativamente rápida, saindo da Capela você já pode ir para o Parque Estadual do Caracol e/ou pegar os Bondinhos Aéreos, que trazem uma vista bastante privilegiada da Cascata do Caracol. É preciso mencionar que esse ponto turístico é o segundo mais visitado de toda a região sul do Brasil.
Snowland
E para finalizar as atrações que existem em Gramado, uma das atrações mais divertidas é o Snowland, que é o únicp parque de neve do Brasil e que foi inaugurado em 2013, se tornando rapidamente um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado.
Contando com uma área de 16 mil m², contando com 8 mil m², voltados a prática de esportes de neve, ele ainda recria um verdadeiro vilarejo dos Alpes. Esse parque é perfeito para aquelas pessoas que nunca viram neve ou não tiveram a oportunidade de esquiar.