Apesar de toda a empolgação que as pessoas costumam sentir quando estão planejando uma viagem, a realidade é que todo o ânimo pode ir por água abaixo ao verificar os preços das passagens aéreas. 

Normalmente, não importa qual seja a companhia: os preços dos voos podem surpreender quem não tomar certos cuidados e fazer com que a viagem precise ser repensada.

Aqui estão algumas informações para ajudar a comprar as passagens aéreas com o menor custo possível e, com isso, sobrar dinheiro para ser usado em outros momentos, como alimentação, passeios, compras e muito mais. 

 

1 – Acompanhe sempre as promoções

Nem todos dão a devida importância às promoções, mas a realidade é que elas são feitas pelas próprias companhias ou por agências especializadas, além de sites especializados em comprar voos. 

Sendo assim, quem se dedicar a acompanhar essas promoções poderá encontrar facilmente alguma passagem aérea com valor mais baixo e isso não é apenas para os destinos nacionais: até quem pretende ir para destinos turísticos famosos no exterior pode pagar bem menos nos voos contando com essas promoções. 

Geralmente, elas são comemorativas, como de x anos da agência ou do site. A recomendação é sempre seguir nas redes sociais essas empresas que trabalham com passagens aéreas.

 

2 – Aproveite as milhas acumuladas

 

Muita gente se esquece de que o seu cartão de crédito acumula milhas e, por isso, nem mesmo considera usá-las quando está tentando comprar passagens aéreas. 

Na realidade, não é preciso um cartão especial para que as milhagens sejam contabilizadas: uma boa parte das bandeiras, automaticamente, oferece esse benefício e é importante acompanhar sempre o quanto já se juntou, devido às compras feitas.

Clique em Continuar:  Viagem para Minas Gerais - Veja o que conhecer no estado

Apesar da descrença de alguns, é possível, sim, não pagar quase nada na compra de passagens aéreas quando se tem uma quantidade razoável de milhas, já que elas servem como “abatimento”. 

Mesmo quando não é possível viajar de graça devido às milhagens, é muito provável que um desconto considerável seja feito. 

 

3 – Considere mudar a data da viagem

Muitas vezes, o valor de uma viagem é influenciado pela data na qual ela vai acontecer. Afinal, é possível que, especialmente naquela data, exista uma quantidade maior de gente procurando por aquele ponto turístico ou por aquela cidade. 

É devido a isso que estar disponível para sair um pouco antes ou depois aumenta a possibilidade de se pagar menos nas passagens. 

O mesmo vale para quando se vai chegar de viagem: se não houver tanto rigor com relação a datas de desembarque, a probabilidade de economizar num dinheiro na passagem fica maior ainda. 

É claro que essa flexibilidade fica um pouco mais complicada quando a viagem se dá por alguma ocasião específica, como um congresso, um casamento, etc. Porém, quem vai apenas curtir alguma região pode aproveitar e ser mais “maleável” com relação à compra das suas passagens.

Vale a pena fazer uma simulação no site da agência de viagens da companhia aérea ou do site especializado, alterando ligeiramente as datas de embarque e desembarque para conferir como se pode ter diferenças interessantes. 

Clique em Continuar:  Viajar para Nova York

 

4 – Abra mão de viajar sempre com as melhores companhias aéreas

 

É verdade que quem vai sair de férias, muitas vezes, quer começar a curtir já dentro do avião e, para isso, tem preferência pelas companhias aéreas mais caras, com mais conforto e com mais status.

Entretanto, para quem concordar em viajar com companhias aéreas um pouco mais acessíveis, a diferença no bolso pode impressionar.

Afinal, é possível pagar muito menos no custo total da viagem quando se abre mão das companhias mais caras e se escolhe comprar passagens naquelas que são mais acessíveis, mas que oferecem segurança também.

 

5 – Não tenha medo das escalas

Mais uma vez, essa só é uma dica viável para quem não tem um compromisso específico quando for viajar: quem tiver uma data especial na qual tem de estar no destino acaba não podendo aproveitá-la. 

No entanto, se possível, não tenha medo das escalas aéreas, ou seja, não fique restrito aos voos diretos porque, apesar de eles serem mais rápidos, eles custam mais caro. 

Afinal, nos voos com escala, a companhia aérea acaba “recolhendo” mais passageiros nos países em que para e, dessa maneira, vale a pena para ela que o voo custe mais barato, sem contar que ela tem consciência de que isso reduz o conforto da viagem. 

É claro que passar horas a mais voando por causa das escalas pode ser visto como desgastante para muita gente, mas vai sobrar um dinheirinho extra para ser aproveitado no destino e isso, com certeza, faz valer a pena o esforço. 

Clique em Continuar:  Viajar com a família em Minas Gerais

 

 6 – Compre com antecedência

 

Tudo o que se compra “em cima da hora” custa mais caro e essa premissa serve desde um presente para o Dia dos Namorados até uma passagem aérea. 

Isso porque a empresa percebe que o cliente precisa mesmo de um voo e, por isso, sente-se confortável para aumentar o preço, devido à demanda. 

Sendo assim, é extremamente importante que quem vai viajar de avião faça a compra das suas passagens aéreas com antecedência, ao menos de dois meses, se possível. 

Para quem fica com medo de ter de mudar a data da viagem depois, não há problema: na maioria das vezes, as companhias aéreas são flexíveis com a possibilidade de mudar o voo sem que se tenha de pagar nada extra. 

De toda forma, vale a pena conferir isso com a companhia aérea antes de o voo ser efetivamente pago. 

 

7 – Não exagere na bagagem

 

Quando as pessoas estão no computador ou celular comprando passagens aéreas, elas tendem a se esquecer de que terão ainda o gasto com a bagagem despachada. É por isso que se deve pensar bem antes de fazer as malas porque, dependendo da quantidade de itens, será impossível classifica-la como bagagem de mão. 

A mesma premissa serve para quando a pessoa está voltando da sua viagem: exagerar nas lembrancinhas compradas pode ser sinônimo de um trajeto bem mais caro devido à bagagem. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Como aproveitar as promoções de passagens aéreas da Gol Linhas Aéreas

As promoções de passagens aéreas são uma ótima oportunidade para quem deseja…

Os diferentes tipos de tarifa Aérea

Em poucas palavras, uma tarifa aérea é denominada como um preço que…

Destinos mais em conta no Brasil

Se você é daqueles que gosta de economizar, chegou ao lugar certo,…