A França é um dos países mais visitados do mundo, o que não significa que seja o país mais fácil do mundo para visitar ou até mesmo o mais mais gentil com os seus viajantes. A França tem uma série de idiossincrasias culturais que podem ser bastante irritantes para nós brasileiros, e que aumentam o custo da viagem de diversas maneiras.

É preciso considerar também o fato de que a infraestrutura oferecida aos turistas não é acessível como se deveria ser em um lugar que recebe tanta gente de outros países e cujo dinheiro ajuda a dinamizar a economia francesa.

Por tudo isso, neste texto daremos algumas dicas sobre a França que você deve saber antes de viajar porque sim, assim como a indicação de alguns lugares para visitar, já que a França é um país que merece todo esforço para conhecê-lo, pois é cheio de cultura, história e beleza.

Quando viajar para a França?

A França é um país com pouca diversidade climática em todo o seu território, com quatro estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sendo o país essencialmente dividido em três zonas climáticas.

Banhada pelo Oceano Atlântico, a Costa Oeste do país tem um clima tipicamente úmido e chuvoso, com verões amenos e invernos que podem ser muito intensos. A principal região mais visitada por ali é a Normandia, onde chove em média 120 dias por ano, sendo os meses mais chuvosos os invernos.

Durante a estação mais fria – que vai de dezembro a fevereiro – as temperaturas médias baixas e altas variam de 1ºC a 7,5ºC. No verão – junho a agosto – entre 10,5ºC e 23ºC. Paris tem um clima continental com verões quentes e invernos com neve.

Clique em Continuar:  Comissão europeia apresenta certificado sanitário para o turismo

A capital francesa e outras cidades desta região estão sujeitas a mudanças climáticas repentinas que podem transformar uma manhã seca de verão com termômetros acima de 35ºC em uma tarde nublada e chuvosa com temperatura de 10ºC.

Em geral, pode-se dizer que por lá a estação mais fria é severa, pois a queda de neve e os termômetros podem chegar a registrar -10°C quando as frentes frias do Pólo Norte atingem a região.

Por lá também, os verões são ensolarados, quentes e secos, enquanto os invernos são amenos, mas sujeitos a fortes ventos mistrais, que podem baixar um pouco as temperaturas. A estação mais fria do ano é também a mais chuvosa, embora a cidade de Nice , por exemplo, registre apenas uma média de 60 dias chuvosos por ano.

A melhor época para visitar a França, portanto, depende do que você quer ver lá: se a intenção for visitar as praias do sul,por exemplo, sua viagem deve ser programada para julho e agosto.

O que fazer na França?

París

Paris é também chamada de “Cidade Luz” e é o principal ponto de chegada de quem vai à França. Linda, romântica, charmosa, e muito iluminada. Muitos são os adjetivos dados a Paris. E se você não sabe o que fazer quando for à cidade, visite a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Sena e o Museu do Louvre. Qualquer passeio por lá, mesmo o mais simples pelas ruas e praças, pode ser ótimo.

Clique em Continuar:  Viajar para Itália: Tudo que você deve saber

Mont Saint-Michel

O Mont Saint-Michel é uma das vilas medievais mais incríveis do mundo e fica localizado a 360 km de Paris. O local era um mosteiro fortificado no século XIII e está situado no meio de uma baía. Acima, o mar transforma a colina em uma ilha.

Além desse belo espetáculo natural, o tempo parece ter parado em Saint Michel, pois museus, lojas e casas da colina datam dos séculos XV e XVI estão totalmente preservados.

Lyon

Se você está procurando o que fazer na França e também está interessado em boa comida, Lyon é o lugar para você. A cidade é considerada um dos centros gastronômicos mais importantes da França. Com mais de 2000 anos, alguns dos seus distritos são classificados como Património Mundial pela UNESCO.

Marselha

As praias, museus e parques de Marselha atraem turistas de diversos países e até da própria França. A cidade é a mais antiga do país e também uma das mais visitadas. Além das belas praias, Marselha também tem seus castelos. Seja gentil ao visitar um deles. Gostaria de um conselho? Se for para lá, visite o Château D’If e sinta-se como se estivesse fazendo uma viagem no tempo.

Nice

Nice, a quinta maior cidade francesa, está localizada no Mar Mediterrâneo, em uma região conhecida como Côte d’Azur (Cote d’Azur) na Riviera Francesa. A cidade é um destino turístico popular na França com mais de 4 milhões de visitantes anualmente e foi a residência do artista Henri Matisse por mais de quatro décadas.

Clique em Continuar:  7 formas de mochilar gastando quase nada

Na cidade você pode comprar frutas frescas, legumes e flores a preços acessíveis e conhecer uma variedade de restaurantes dedicados à culinária local que é uma mistura de cozinha francesa e italiana.

Você pode até se surpreender no início porque as praias de Nice não são de areia, são cheias de pequenas pedras, mas essas praias com águas cristalinas azul-turquesa vão fazer você se apaixonar. Um mergulho nas águas mornas da Praia do Coco com pequenas ondas.Sem dúvida um dos melhores lugares da França.

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence também fica na Riviera Francesa e abriga uma das maiores universidades francesas. Moradores famosos como Paul Cézanne e o escritor Émile Zola vêm aqui para relaxar e apreciar a beleza do território francês.

Gostaria de descobrir uma das avenidas mais bonitas do mundo? Vá para Aix-en-Provence, local cheio de cores e charme. Passeie pelo centro histórico, também chamado de Vieille Ville, e não se arrependa!

Como você pôde ler em nosso texto, a França não se limita apenas à Torre Eiffel, ao Arco do Triunfo ou aos Champs Elysées. O país tem muito a oferecer em todo o seu território, seja em paisagens incríveis, com paisagens de tirar o fôlego ou em cidades históricas, que podem deixar os seus turistas completamente encantados.

Para mais textos como esse continue nos acompanhando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Viagem para Portugal – Veja o que conhecer no país

Uma viagem a Portugal é o sonho de muitos brasileiros que vão…

Viagens internacionais para serem feitas em família

Conforme as férias escolares vão se aproximando, começa a temporada de planejamento…

Viaje para Roma – O que conhecer?

2Hoje vamos conhecer Roma, que é a capital da Itália, vista como…