A Ilha Grande é um paraíso na Costa Verde do Rio de Janeiro e o destino perfeito para férias e viagens curtas, principalmente para cariocas e paulistas de todos os níveis. Também é incrível a areia branca e as águas cristalinas repletas de vida marinha!
Localizada a cerca de 21 quilômetros da costa de Angra dos Reis, a ilha faz parte de um arquipélago formado por cerca de 200 ilhotas na Baía da Ilha Grande. É um verdadeiro paraíso. E o melhor de tudo: super acessível!
Preparar uma viagem para a Ilha Grande não é fácil, há muitos detalhes que precisam ser vistos. Para te ajudar a organizar seu roteiro, selecionamos as principais dicas da Ilha Grande para você saber antes de viajar para lá.
Onde fica a Ilha Grande?
A Ilha Grande faz parte do município de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, é a maior ilha do estado e a sexta maior ilha marinha do Brasil com uma área de 193 km². pequenas ilhas que podem ser visitadas por passeios com agências ou aluguel de barcos e/ou barcos é um destino seguro para os amantes da natureza em geral, pois combina águas marinhas e um rico mundo subaquático com uma vasta mata atlântica repleta de trilha.
A principal região de Ilha Grande é a Vila do Abraão, onde está localizada a principal infraestrutura do local, incluindo mercados, posto de saúde, pousadas e o porto, de onde chegam e partem barcos que ligam a ilha ao continente (Angra dos Reis e Mangaratiba).
Como chegar à Ilha?
Como chegar à Ilha Grande A Ilha Grande só pode ser alcançada de barco e não há carros.Para chegar à Vila do Abraão há três pontos de embarque: Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra dos Reis.
Eles partem todos os dias e param em Palmas (pequeno povoado da Ilha Grande onde vivem alguns indígenas) e na Vila do Abraão (principal parada de turistas, pois ali se concentram hotéis e pousadas), a melhor opção é Conceição de Jacareí.
A distância entre Rio de Janeiro e Ilha Grande é 129 km.Para quem vem de São Paulo, a distância entre São Paulo e Angra dos Reis é de 397 km.
Há estacionamento nos três pontos de entrada – Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra. As empresas de barcos geralmente têm um acordo e direcionam você para lá.
Quando ir para Ilha Grande?
Tentar prever o tempo na Ilha Grande é uma tarefa muito complicada. Porque embora cada estação tenha suas peculiaridades, sempre pode surpreendê-lo. Por exemplo, eu visitei a ilha em janeiro e eu tinha certeza de que encontraria mau tempo, mas tive a sorte de ter bastante sol e calor cinco dias seguidos.
A chuva estava mesmo presente, mas de forma muito modesta e só ao final da tarde e à noite, mesmo com esta sorte, numa futura visita evitaria os meses de verão de Dezembro a Março, uma coisa é certa: esta é a época mais movimentada e cara para os turistas na Ilha Grande, finais de semana e feriados também são muito procurados.
O que fazer em Ilha Grande?
A Vila do Abraão
A Vila do Abraão é basicamente onde tudo acontece na Ilha Grande, a praia na verdade não está lá para tomar sol ou relaxar na areia, afinal tem vários barcos que ficam atracados lá no porto e agências de barcos que fazem passeios e também pelos -chamado “barco táxi” que o levará a um ponto específico da ilha. Se avançar um pouco mais chegará à Praia do Abraãozinho.
Dependendo das marés, torna-se um pouco mais difícil chegar a estas praias por terra, pelo que é melhor ir de barco; Viagens curtas como essa custam em torno de R $10 por pessoa.
Também na Vila do Abraão você encontra os bares e restaurantes da ilha, os da praia são mais caros, mas à noite tem música ao vivo e decoração com velas, o ambiente é bem charmoso, vale a pena! também uma feira de artesanato que garante boas compras.
Lagoa Azul e Lagoa Verde
Dois lugares conhecidos na Ilha Grande. La Lagoa Azul não é uma lagoa, mas uma piscina natural cercada por pequenas ilhas. É uma caminhada quase obrigatória para quem vai à Ilha Grande com muitos peixes, tartarugas e criaturas marinhas.
!O único ponto negativo da Lagoa Azul é que ela nunca fica vazia, o acesso é só de barco, e é um passeio muito concorrido, mesmo para quem está fora da Ilha Grande.
Em geral, quem faz o passeio Lagoa Azul também conhece a Lagoa Verde, não é tão famosa quanto a Azul mas é tão bonita quanto e excelente também para mergulho, a região é repleta de corais esverdeados, daí seu nome. mesmo aqui é um dos poucos lugares do mundo onde é possível encontrar corais desta tonalidade.
Praia de Lopes Mendes
A Lopes Mendes é considerada a praia mais bonita da Ilha Grande e já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo (logo atrás da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha). um cantinho para chamar de seu.
Não há estrutura, então leve seus lanches e água com você. Dependendo da época, como feriados e verão, é até possível encontrar um revendedor, mas é melhor não correr riscos. Lopes Mendes é o lugar para surfar Ilha Grande, tem ondas lá, mas não se preocupe, o canto esquerdo da praia é mais calmo e ótimo para banho.
Os barcos das agências de viagens não param em Lopes Mendes, costumam ir até a Praia do Pouso e de lá são 20 minutos de caminhada, é relativamente plano o que cansa é o calor, se preferir pegue os barcos táxi de Abraão a Lopes Mendes por R $30 ida e volta.
Uma dica valiosa aqui é planeje seu roteiro com antecedência: como não há como fugir de um passeio com agência, é bom ter o roteiro bem definido com o roteiro e os lugares que você quer visitar (você vai precisar de barco ou lancha) e chegar no ilha para você negociar um bom preço com as agências.
Gostou das nossas dicas para Ilha Grande?
Para mais artigos como esse sobre viagens continue nos acompanhando.