Nem sempre uma mala que será levada em uma viagem estará inclusa no valor que é o de uma passagem aérea. Devido a isso, é muito importante que sejam conhecidas todas as regras de bagagem, que são das linhas aéreas e antes mesmo de reservar um voo. Desde o ano de 2017, as companhias aéreas adotaram regras que são de bagagem para o embarque nacional e internacional.

A finalidade dessas regras de bagagem e de acordo com a ANAC, que é a Agência Nacional de Aviação Civil é a de melhorar uma qualidade que é a dos serviços a serem prestados aos seus passageiros. A bagagem é um tema que sempre pode levantar muitas dúvidas e principalmente no que tange as fiscalizações que são das empresas e antes de ser feito um embarque.

A bagagem é denominada como um dos pontos que são os principais no planejamento de uma viagem e que na maioria dos casos não é levada tão a sério pelos viajantes, que podem ter alguns problemas com a sua passagem aérea. Nas viagens de avião, há dois tipos de bagagem, que é a despachada ou de porão e a bagagem que é a de mão.

É muito importante sabermos sobre a diferença entre elas e as suas regras que são as próprias, já que determinados itens só poderão ser despachados e outros a recomendação é que sempre sejam levados na mala de mão. Os passageiros que pretendem viajar sem despachar uma mala devem ficar atentos às regras de bagagem e ao adquirir a sua passagem aérea.

Clique em Continuar:  Avião X Ônibus - O que vale mais a pena?

O que são as regras de bagagem 

As regras de bagagem em uma passagem aérea podem dizer respeito ao seu peso, tamanho e ao conteúdo que está dentro de uma mala, que pode ser para a de mão ou para a despachada. Essas regras são estabelecidas pela ANAC e pelas companhias aéreas. Algumas dessas regras de bagagem são padronizadas e para todas as companhias, enquanto outras não mudam.

A bagagem que é a de mão, podemos afirmar que é aquela pequena, que é levada juntamente com um passageiro e dentro de um avião. A bagagem que é a despachada é a de uma mala maior e que vai dentro do porão de uma aeronave. Por isso é de fundamental importância, que sejam conhecidas as suas normas gerais e todas as particularidades que são de uma companhia aérea.

Tudo isso irá evitar transtornos ou os gastos que sejam extras. Nas linhas aéreas que são as brasileiras, são seguidas as regras de bagagem da ANAC, que é o de se ter uma bagagem de mão que é a gratuita, mas desde que, sejam respeitadas todas as dimensões que sejam as estipuladas, com uma bagagem despachada que é a paga, dependendo da tarifa, a primeira mala pode estar incluída no bilhete. 

 

Além disso, os passageiros ainda podem levar um item que é pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila menor, juntamente com a mala de mão. Para esse caso, o tamanho poderá variar e de acordo com a linha aérea, assim como o preço que é o da bagagem a ser despachada. O peso que é o limite de 5 kg passou para 10 kg nos voos domésticos e internacionais.

Clique em Continuar:  Cabine interna ou externa? Viaje melhor...

As dimensões e demais características em uma bagagem 

As dimensões em uma bagagem de mão, para as companhias aéreas que são do Brasil, que é o tamanho aceito pelas empresas é de 115 cm, que é a soma de altura, largura e profundidade. Sendo dessa maneira 55 cm x 35 cm x 25 cm, que significa altura x largura e espessura.  

Há itens que são terminantemente proibidos em uma bagagem que é a de mão e que são armas, objetos que sejam cortantes, produtos inflamáveis e explosivos, entre outros, que podem representar um risco a segurança que é a de um voo. Os objetos que são de valor ou os eletrônicos são até recomendados, como os tablets, celulares e notebooks, já que também ajudam a se distrair em uma viagem longa.

O transporte que é o de líquidos pode variar nos voos que sejam os nacionais, já que podem ser levados aerossóis para uma higiene que é a pessoal ou para um uso que seja médico, mas que seja de até 300 ml ou de 300g. Os perfumes em recipientes podem ser armazenados em até 500 ml. As bebidas alcoólicas podem estar em garrafas que sejam de até 1 litro e totalizando 5 no máximo.

Para os voos que são os internacionais essas regras são mais rígidas, já que o limite para qualquer tipo de líquido que é o de 100 ml por frasco, totalizando o máximo que é o de 1 litro, que devem estar em sacos ou em vasilhas, que sejam de plástico e transparentes. As bebidas compradas em free shops, no dia do embarque, fogem a essa regra e são lacradas por meio de sua notinha.

Clique em Continuar:  Destinos internacionais mais baratos para se viajar em 2021

As regras para as bagagens despachadas

As regras de bagagem em uma passagem aérea dizem respeito também ao extravio que é o de malas despachadas. São regras da ANAC. Para o caso que é o de extravios de bagagem, o passageiro terá até 7 dias para que seja comunicada á companhia aérea e que deverá ser por escrito, essa informação que é sobre esse prejuízo.

Ao encontrar essa bagagem, a companhia aérea deverá imediatamente devolver e se não for devolvida ao passageiro, ele irá receber uma indenização que é a dessa companhia aérea. Até que essa mala seja encontrada, a companhia aérea deverá fornecer ao passageiro um recurso, que é para cobrir os gastos que são tidos como imediatos e ainda mais se não estiver em sua cidade que é a de moradia.

 

Para uma bagagem de mão, as companhias não possuem essa responsabilidade. Quem perde ou danifica essa bagagem de mão, deverá arcar com os seus custos, já que elas estavam sob os cuidados de um passageiro. Esperamos que tenham sido sanadas as suas principais dúvidas sobre as regras de bagagem e para a sua próxima viagem aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Viajar para Belém do Pará

Uma das cidades mais antigas do Brasil e definitivamente umas das principais…

Viajar para Chicago – As Margens do lago Michigan

Chicago é uma cidade que fascina com suas histórias de gângsteres e…

Como economizar ao comprar passagens

Quando o assunto é viajar de avião, na maioria dos casos, a…