Uma viagem a Portugal é o sonho de muitos brasileiros que vão à Europa. E não faltam motivos para isso: além da facilidade do idioma, as cidades de Portugal combinam história, beleza arquitetônica e paisagens incríveis, comida maravilhosa e uma das melhores custo-benefício entre os países europeus.
Portugal é o destino de viagem preferido de muitos, não é à toa que é um país fascinante: paisagens naturais deslumbrantes, alguns dos melhores vinhos do mundo, gastronomia incomparável, povo carismático e hospitaleiro e uma rica cena cultural.
Se uma viagem a Portugal é o seu sonho, você está lendo o texto certo. Portugal é um país bonito que atrai tanto viajantes que procuram explorar e descobrir os seus destinos incríveis, como aqueles que procuram começar uma nova vida no país e desfrutar de toda a qualidade que tem para oferecer – seja qual for o motivo da sua viagem Portugal tem que ser saiba que algumas coisas mudaram com a pandemia.
O que saber antes de ir a Portugal
Você não precisa de visto para viajar para Portugal como turista. É possível permanecer em Portugal (ou na Europa) até 90 dias, período durante o qual pode visitar outros países Schengen sem visto.
Serão necessários alguns dias de viagem em Portugal para aproveitar o básico, em uma semana você pode passear pelas ruas de Lisboa e fazer alguns passeios de um dia para destinos próximos como Sintra e Cascais. Confira em nosso texto alguns dos lugares para se conhecer em Portugal.
Portugal é um país com atrações durante todo o ano, por isso, seja qual for a estação que escolher, será uma experiência incrível.
O país tem verões quentes e secos e invernos chuvosos. Estes são os melhores momentos e também os mais cobiçados. Como os dias são mais longos, o sol se põe entre 20:30 e 21:00 e nasce muito cedo.
Isso é ótimo para aproveitar ao máximo o dia, as atrações ficam abertas por mais tempo e é nessa época que a maioria das pessoas está de férias.
No inverno e no outono o sol se põe cedo, por volta das 17h, os dias mais curtos dificultam aproveitar a viagem e também a chuva, chove muito, principalmente no norte de Portugal.
O outono e o inverno são as melhores épocas para viajar para Portugal. Se você não se importa com o frio e está de capa de chuva, pode ser uma boa ideia economizar, pois as passagens de avião e a hospedagem ficam bem mais baratas nesse período.
Cidades para conhecer em Portugal
Sintra
Localizada a pouco menos de 30 quilómetros da capital, Sintra é uma daquelas cidades que merece um passeio de um dia a partir de Lisboa, a bela vila no topo da colina tem uma série de preciosidades arquitetónicas, naturais e gastronômicas que fazem a visita valer a pena.
Visitas ao Palácio Nacional da Pena, Monserrate, Palácio Nacional de Queluz, Quinta da Regaleira, Castelo de Mouros, Museu de Arte de Sintra, Vila da Praia (com espaço para acampar e pernoitar) e Parque da Liberdade não pode faltar no roteiro.
Para quem gosta de aventura, o Quantum Park oferece oportunidades de presentear e vender: é um dos maiores parques de trampolins da Europa e tem mais de 3.000 m2 de atividades diversas para todas as idades.
-Óbidos
Óbidos é uma das vilas de Portugal com uma atmosfera medieval que o levará direto aos clássicos do cinema no mesmo dia. Conhecer o local leva apenas um dia, então é bem possível planejar uma viagem para a cidade e outros destinos no mesmo período.
A maior atração da cidade é o magnífico Castelo de Óbidos do século XIII. Além disso, a cidade possui uma muralha de 2 km de extensão que oferece uma vista privilegiada de toda a cidade: a Livraria Santiago, a Matriz de Santa Maria, a Rua Direita, o mercado biológico e o aqueduto e a Lagoa de Óbidos, a maior lagoa da Península Ibérica.
Guimarães
Destino pouco explorado pelos turistas que desembarcam no eixo Lisboa-Porto, Guimarães reserva várias surpresas para quem quiser conhecer Portugal, pois é o centro administrativo dos portugueses nas suas terras.
O centro histórico medieval da cidade é um dos mais bem preservados do país, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é imperdível no roteiro de quem visita a cidade.
Além disso, quem for para Guimarães deve visitar o Castillo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, o Convento e Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o Parque da Penha acessível por teleférico, o Largo da República do Brasil, entre outros.
Porto
Na região norte do país, Porto é uma das cidades para visitar em Portugal com mais pontos turísticos para visitar. Repleta de memórias e traços que representam a história da cidade nos tempos idos e atuais, ela é conhecida como a Invicta.
Com quase 250.000 habitantes, a cidade do Porto é casa de belos cartões postais, com a estética dos seus edifícios antigos em harmonia com as ruas de pedra que criam jogos de luz e sombra que tiram o fôlego de turistas e moradores.
Quem curte turismo gastronômico não pode deixar de provar a francesinha, prato tradicional da cidade: uma espécie de misto quente, recheado com carne bovina, presunto (chamado pelos locais de “fiambre”), salsicha e queijo e coberto por um molho levemente picante à base de tomate, cerveja preta e o famosos vinho do Porto.
Portugal é um dos países mais baratos para viajar na Europa, por isso você certamente gastará menos do que, por exemplo, países como Inglaterra e França. Existem alguns custos que precisam ser contabilizados no orçamento da viagem, incluindo a passagem e viajar com segurança.
Além disso, há os custos típicos de viagem, como hospedagem, alimentação, transporte interno e, claro, pontos turísticos das cidades que citamos acima.
A capital do país é um dos principais destinos para os visitantes, sendo assim Lisboa não só se destaca em tecnologia e inovação como também atrai visitantes pela sua beleza, aliás a capital portuguesa tem muito para oferecer.