Uma das cidades mais antigas do Brasil e definitivamente umas das principais da Região Norte, que conta com mais de 1.5 milhão de habitantes.

 

A cidade foi fundada em 1616, justamente pela sua importância estratégica, já que no local foi construído o Forte do Presépio, que ficava às margens da Baía do Guarajá. Ao longo do tempo a cidade conseguiu se desenvolver de forma bastante efetiva, principalmente durante o ciclo da borracha, que originou o período da Belle Époque, cujo a sua influência pode ser notada na arquitetura do seu centro histórico.

 

Pensando em viajar para Belém do Pará, fique sabendo que um daquelas localidades que misturam um ar bucólico com uma modernidade frenética, que é potencializada pelas suas luzes e ritmos durante as festividades.

 

Além disso ela é uma cidade bastante diferente, já que o calor não dá trégua e sempre traz chuvas no cair da tarde, com uma forma de locomoção feita por barcos e suas ruas sempre sombreadas por mangueiras são um dos complementos mais interessantes para as suas belíssimas construções que datam do século XVII e XIX. Além disso, é uma cidade bastante festiva, já que a música regional é bastante marcante de ecos e ritmos como é o caso de Gaby Amarantos, Joelma e Felipe Cordeiro.

O que fazer em Belém do Pará

 

O turista que chega em Belém pela primeira vez, já enxerga uma cidade bastante diferente e é preciso conhecer os seus principais cartões postais.

 

Um dos seus principais é o Ver-o-peso, que nada mais é do que um mercado com mais de 380 anos de idade e onde o visitante pode encontrar todas as cores e sabores da região, que já fica aqui avisado é bastante diferente.

Clique em Continuar:  Destinos Brasileiros com o melhor custo-benefício

 

O mercado é composto de barraquinhas onde se encontra deliciosas frutas, os mais diferentes temperos, ervas e o tacacá, um tradicional prato feito com tucupi (goma de mandioca), jambu (erva local), camarão seco e pimenta de cheiro. Essa iguaria é servida extremamente quente (fervendo), independente do calor que assola a cidade durante o ano todo.

 

Outra visita que precisa ser feita é mergulhar nas superstições amazônicas, principalmente na área dos vendedores de ervas, sendo que ali homens e mulheres recebem a tradição oral do preparo de diferentes infusões e simpatias, que de acordo com a crença popular, são feitas para atrair sorte, saúde, prosperidade, alegria e amor.

 

Existem vários outros pontos turísticos em Belém do Pará que precisam ser visitados, como é o caso da interessantíssima Praça Dom Frei Caetano Brandão, onde é possível encontrar o Museu de Arte Sacra; o Forte do Presépio; a Casa das Onze Janelas; e a Catedral da Sé.

 

Aliás a religião católica apresenta uma forte presença na cidade, já que a festividade do Círio de Nazaré é um momento em que a cidade recebe mais de dois milhões de fiéis e acontece na segunda semana de outubro.

 

Além disso, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro da cidade é onde (segundo a tradição católica) existia um igarapé onde o caboclo Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora, iniciando a devoção do Estado. A Igreja está conectada à Praça Santuário, local que marca o encerramento da procissão do Círio.

Clique em Continuar:  7 trilhas leves para fazer no interior de São Paulo

Planejando a sua viagem para Belém do Pará

 

Para as pessoas que estão planejando a sua viagem para Belém do Pará, é importante saber que o período de abril até outubro é o período seco, enquanto que dezembro é conhecido por apresentar chuvas bastante intensas.

 

Durante agosto e outubro a cidade recebe diversas festividades, como é o caso do Festival de Ópera do Theatro da Paz e o Círio de Nazaré (que é considerada a maior festa religiosa brasileira). Portanto, para aqueles que querem visitar a cidade durante esse período é interessante garantir a sua reserva com antecedência.

 

Como chegar em Belém do Pará?

 

Uma das formas mais simples de chegar na capital Paraense é de avião, afinal existem voos diretos que saem de praticamente todas as regiões do Brasil, contando com voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Existem dois importantes aeroportos na cidade, entretanto o principal deles é o Aeroporto Internacional Val-de-Cans, que apresenta voos nacionais e internacionais chegando e saindo dele.

 

O aeroporto está localizado a 10 Km de distância do centro da cidade, sendo que o trajeto pode ser feito por diferentes opções, como é o caso de táxi – que é a forma mais cara – ônibus executivos – que fazem diversos trajetos diferentes – mas também ônibus de linhas normais, que apresentam diversos horários de funcionamento das linhas. Fica uma dica aqui, evite utilizar o percurso a noite, principalmente se você não está muito familiarizado com a cidade.

 

É possível chegar na cidade de ônibus, através do enorme Terminal Rodoviário de Belém, entretanto aqui precisa ser dito que a cidade apresenta um certo isolamento, sendo que as durações das viagens de ônibus geralmente são bastante longas.

Clique em Continuar:  Viajar para o Chile

 

Ainda existe a possibilidade de viajar para Belém do Pará através de barco pela Amazônia, sendo que esse trajeto é bastante interessante e pode render uma aventura bastante diferente. Entretanto é preciso se informar sobre essa viagem, já que existem diversos relatos de pessoas que foram roubadas utilizando esse meio de locomoção. Porém essa dica é bastante diferente já que é possível conhecer diferentes pessoas, além da cultura e beleza natural do Pará.

Conhecendo a vida noturna de Belém

 

Pra finalizar as dicas para viajar pra Belém do Pará é importante ressaltar que a cidade é bastante grande e dessa forma é bem simples encontrar opções de lazer e entretenimento, voltados para os mais diferentes estilos, independente se de dia ou de noite.

 

Para as pessoas que querem conhecer um pouco mais da vida noturna da cidade, pode se dirigir até a Av. Doca de Souza Franco, onde pode ser considerada a rua dos bares de Belém.

 

Agora, se você é uma pessoa que prefere bares mais alternativos, a cidade velha é o local ideal, já que ali se encontram bairros bastante animados e frequentados pelos hipsters que vivem na cidade.

 

Se você está viajando em família ou em casal e está a procura de uma boa música e pratos regionais, o local ideal é o Boteco das Onze Janelas, que apresenta shows bastante ecléticos que vão de MPB até Jazz, e também tocando um Rock aos fins de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

10 motivos para conhecer Ubatuba

A cidade de Ubatuba é uma estância balneária que conta com 102…

Viajar para Holanda

Muitas pessoas tem vontade de viajar pra Holanda, sendo que esse país…

Dicas e regras para o transporte de animais de estimação em uma viagem

Voar com um animal de estimação não é uma tarefa considerada como…