A capital de Santa Catarina é um local muito bonito e uma ótima opção para quem deseja férias inesquecíveis. Florianópolis faz por merecer os elogios feitos por turistas de todo mundo.
Como ir?
Existem diferentes formas de chegar em Floripa, sendo que, a melhor depende de que parte do país o turista vem. Pelas regiões Sul e Sudeste, é possível utilizar os três meios de transportes principais: o avião, o carro e o ônibus. Embora eles também possam ser utilizados por aqueles que vem das outras regiões, a viagem pode ser muito desgastante para quem decide ir por vias terrestres.
Avião
Para quem viaja de avião, é possível encontrar voos diretos de várias capitais brasileiras, como São Paulo e Porto Alegre. Ao chegar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o turista pode alugar um carro, pegar um táxi ou andar de ônibus.
Carro
Em Florianópolis, não existe uma grande quantidade de táxis e nem tudo fica perto. Uma das vantagens de ir com o próprio carro é ter o meio de transporte por toda a estadia. Mas, também há opção de alugar um carro na cidade.
Ônibus
Há várias empresas de ônibus em Florianópolis que levam até o Terminal Rodoviário Rita Maria. Ele se encontra bem no centro da cidade e, ao sair, é fácil pegar um táxi ou ir pelo TICEN.
Quando ir?
A cidade de Florianópolis possui um clima mais frio, sendo que, o período ideal para quem deseja passar um tempo na praia, é entre dezembro e março. É importante dizer que a cidade não fica ensolarada e, no verão, é bem chuvoso.
Mas, o período de dezembro e janeiro também é o da alta temporada. É comum se deparar com engarrafamentos, as praias cheias e preços altos. Por isso, o melhor momento para conhecer Floripa é em março e abril.
No outono, a quantidade de chuva é menor e a temperatura fica bem mais fria. Mesmo assim, ainda há sol e as praias ficam mais tranquilas e o trânsito melhor. Os custos com compras e hospedagem são bem mais baixos também.
Quanto tempo ficar?
A quantidade de tempo para passar em Florianópolis vai de acordo com cada um. Mesmo em um final de semana, é possível visitar mais de uma praia e passear por algum dos distritos históricos.
Porém, para aproveitar ao máximo, o indicado é tirar pelo menos 6 dias na cidade. Assim, durante 4 dias inteiros, dá para curtir as praias mais famosas e visitar diferentes pontos turísticos.
Vida noturna
A vida noturna em Florianópolis é bem agita, principalmente, durante o verão. Nesse período há muitas festas e opções para todos os gostos, como baladas, bares e pubs.
Para os indecisos, a dica é ir à Lagoa, pois tem um pouquinho de cada coisa. Mas, o ponto mais popular da noite de Floripa entre os turistas é a Beira-Mar Norte. No calçadão, há muitos bares, restaurantes, e uma vista que rende ótimas fotos.
Hospedagem
A maior parte dos hotéis de Florianópolis fica na região do centro da cidade. Para quem gosta de praia, também pode se hospedar mais perto dela para não perder tempo com a distância.
Antes da viagem, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre a cidade para definir a melhor forma de percorrê-la. Assim, dá para definir melhor local da hospedagem, o transporte e as melhores rotas para os pontos turísticos.
O que fazer?
Passear pelo Mercado Público de Florianópolis
O Mercado Público de Florianópolis é um dos pontos mais procurados pelos turistas que desejam comer as comidas típicas da região. O ambiente é bem descontraído com vários restaurantes que servem diversas receitas à base de frutos do mar, como casquinha de siri e tainha frita.
Ver a cidade de um dos mirantes
Uma das melhores formas de entender a beleza da região é observá-la de cima de um dos mirantes. Um dos mais famosos é o Mirante do Morro da Cruz que não tem tanta estrutura, mas oferece uma vista divina. Já, no Mirante da Praia Mole, é possível ver a magnitude da grande Lagoa da Conceição.
Fazer trilha
A natureza em Florianópolis oferece o ambiente perfeito para quem gosta de fazer trilhas. Mesmo os iniciantes podem aproveitar itinerários mais curtos em que não é preciso um grande esforço físico.
Uma das trilhas mais tranquilas é a que levar até as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, que pode ser percorrida em 20 minutos. Para os que estão mais acostumados, há a trilha que leva da Praia Mole até a Praia das Galhetas. Quem é mais experiente pode percorrer a Trilha do Gravatá que demora cerca de 45 minutos.
Visitar o bairro da Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é um local privilegiado, onde é possível comer uma boa comida e curtir uma balada. No fim da tarde, o calçadão é ocupado por aqueles que gostam de fazer atividade física ao ar livre.
O lugar é tão convidativo de dia quanto de noite!
Fazer skibunda nas Dunas da Joaquina
As Dunas da Joaquina possuem um cenário único e diferente da grande cidade. Só de olhar já vale a pena, mas, é ainda mais divertido se aventurar praticando o skibunda.
Conhecer o acervo arqueológico da Ilha Campeche
A Ilha Campeche possui um ambiente quase selvagem com uma rica vegetação nativa e várias trilhas. O lugar possui belezas que merecem ser exploradas e um acervo arqueológico, com desenhos nas pedras e outros elementos que mostram a ocupação humana na ilha a milhares de anos atrás.
Visitar o Museu Tamar
Quem vai a Florianópolis deve conhecer e aprender mais sobre o Projeto Tamar. No bairro Barra da Lagoa, é possível conhecer várias unidades do Projeto e o Museu Tamar. No museu, há diversas informações sobre a luta pela preservação e educação ambiental.
Curtir o sol na Praia da Armação
A Praia da Armação não fica tão cheia, mas é um lugar bem frequentado no sul da ilha. Ela oferece algumas opções de hospedagem interessantes e uma boa diversidade gastronômica.