Fortaleza é uma cidade do estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. O município da capital conta com cerca de quinze praias, em uma extensão de mais ou menos 34 quilômetros.

A cidade de Fortaleza é lindíssima, e bem requisitada por diversos turistas o ano todo. Pode-se optar por escolher um hotel para se hospedar, uma pousada ou até casas de aluguel por temporada.

Em 2014, ela foi eleita a décima quarta cidade mais rica do Brasil com o PIB, e se tornou a mais rica do Nordeste com 56 bilhões de reais. 

No quesito turismo, Fortaleza conquistou o segundo lugar no destino mais procurado no país, e ficou em quarto lugar no Ranking de visitantes na cidade anualmente.

O que conhecer em Fortaleza?

Comece pelas barracas na praia do Futuro, que são diversas em toda a sua extensão. Tudo o que os turistas desejam, podem ser encontradas nelas, como por exemplo, refeições deliciosas, massagens relaxantes, salão de beleza e playground.

Outra atração bem chamativa na cidade é o Beach Park, um parque aquático que abre as onze da manhã, e paga-se para entrar nele, cerca de oitenta reais por pessoa. 

Aproveite também para experimentar o dia do caranguejo, geralmente na quinta-feira. Onde são oferecidos os melhores caranguejos nas barracas das praias, com um preço bem acessível.

À noite, o turista pode curtir as feiras locais, onde são vendidas roupas, artesanatos, bolsas, bijuterias, comidas típicas, castanha-de-caju, cachaça e outras atratividades da região. Perto das feiras, estão localizadas boates, clubes, barzinhos e baladas.

Clique em Continuar:  As viagens no Brasil mais baratas em 2022

O turista ou mochileiro pode conhecer o Centro Histórico da cidade, um passeio a Águas Belas, na Lagoinha, no Cumbuco, Prainha ou no Morro Branco, que são praias belíssimas para casais com crianças.

A Canoa Quebrada fica a 163 km da capital, lá existem praias paradisíacas, falésias coloridas, possibilidade de passeio de quadriciclo. 

E em Jericoacoara, pode-se visitar também a Lagoa do Paraíso, a Praia Mangue Seco, a Lagoa do Paraíso, a Praia Malhada e a Praia do Preá. 

Para quem for fazer os passeios fora da cidade, e não gosta muito de dividir transporte com muitas pessoas, pode alugar um carro. Mas, à noite não é recomendado sair de carro, por causa da dificuldade de encontrar estacionamento, e blitz da polícia devido a lei seca.

Um Uber, táxi ou carona com os amigos podem ser uma opção melhor para sair do hotel à noite e se divertir sem preocupações.

Turismo histórico

O Theatro José de Alencar, em Fortaleza, também é um lugar bem requisitado e recomendado. Ele fica localizado no centro da cidade, e está cercado por camelôs. Este é um dos teatros mais originais do Brasil, com uma fachada bem peculiar da época.

As Praças famosas para se conhecer também no centro da cidade, são: A Praça do Ferreira, a Praça dos Leões e o Museu do Ceará, que possui artefatos indígenas, literatura de cordel, móveis de época, objetos históricos e etc.

O Mercado Central e à Emcetur (Centro de Turismo do Ceará, antiga cadeia da cidade), devem ser visitados, encontrando-se preços acessíveis em lembrancinhas, rendas, artesanatos e comidas típicas. 

Clique em Continuar:  Viagens pelo Brasil para curtir a dois

Para contemplar um lindo Pôr-do-sol em Fortaleza, o espaço cultural do Dragão do Mar, no bairro de Iracema, pode proporcionar uma vista incrível para os turistas e para quem curte obras de arte. É preferível visitá-lo a partir do meio da tarde.

Os passeios de jangada, de Buggy, e de esquibunda (escorregador nas dunas e direto para a água), bem como a prática de Kite e Windsurf, podem ser apreciados em Fortaleza.

Para quem curte futebol, pode visitar a Arena Castelão, que foi o primeiro estádio do país a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. Ele possui capacidade para mais de 64 mil torcedores, e pode ser apreciado em um passeio de meia hora, guiado.

O Engenhoca Parque é uma ótima opção de passeio, está localizado na Cidade Histórica do Ceará, em Aquiraz, onde é possível fazer atividades com a família de: arvorismo, tirolesa, stand-up paddle, slackline, jump, trilha da bicicleta, KartCiclo e etc.

Sobre as comidas típicas mais apreciadas de Fortaleza, estão: carne de sol com macaxeira, rapadura, tapioca, sarapatel (um misto de vísceras de porco, sangue coalhado, toucinho e temperos); 

Pratos com diversos peixes assados ou fritos, cuscuz cearense, bolo mole, moqueca cearense, baião de dois e cachaça. As frutas tropicais da região, são: caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, graviola, jaca, abacate, sapoti, murici, cajá, cajuína e a castanha.

É possível fazer uma caminhada na Avenida Beira Mar na praia de Meireles, onde skatistas, patinadores e amantes de esporte se encontram. Hotéis, bares e restaurantes também podem ser encontrados na Avenida. 

Clique em Continuar:  Lugares incríveis para voar de parapente e o turismo sustentável

A sorveteria 50 sabores, está localizada na Avenida Beira Mar de Fortaleza, contendo os sorvetes mais exóticos, de: tapioca, bacuri, buriti, siriguela, sapoti entre outros.

No bairro do Mucuripe, são encontradas a comunidade de pescadores, bem como um movimentado mercado de peixes, mariscos, e onde se encontra a estátua de Iracema e Martim (personagem do romance brasileiro de José de Alencar).

A praia do Titãzinho, está localizada logo após da ponta do Mucuripe, e é famosa pela prática de surfe, e berço da tetracampeã brasileira do esporte, Tita Tavares.

A região Nordestina no Brasil é riquíssima em praias, lagoas, cachoeiras e mirantes naturais. Em sites de reservas turísticas, os lugares mais procurados são Fortaleza, Ceará, Jericoacoara, Canoa Quebrada e outras. 

Os pontos turísticos como os teatros da cidade, feiras de artesanato, praças, ruas e barracas típicas da cultura de Fortaleza, fazem do Estado do Nordeste um lugar único e bem requisitado no Brasil.

Antes de viajar, fazer uma lista com todos os pontos turísticos que se deseja conhecer, é essencial para planejar bem os passeios, sem tumulto, filas e promovendo uma aventura única, inesquecível a ser registrada na memória. 

Se o orçamento estiver apertado, opte por fazer os passeios a pé, ou de bicicleta, rachando as despesas com os amigos e familiares, para ficar acessível para todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Destinos de trilhas desconhecidas pelo Rio de Janeiro

Existem algumas trilhas que não são conhecidas, pelos cariocas, são lindas. É…

Melhor época do ano para ir a São Luiz do Maranhão

Rica em história e beleza, São Luiz do Maranhão recebe inúmeros turistas…

5 dicas para viajar pelas praias do nordeste

A região nordestina tem uma área equivalente do estado do Amazonas e…