Rica em história e beleza, São Luiz do Maranhão recebe inúmeros turistas todos os anos. O que não poderia deixar de ser diferente, afinal, a capital maranhense é repleta de passeios por lugares históricos e ainda fica próxima a praias e a recantos paradisíacos como é o caso dos deslumbrantes Lençois Maranhenses.
É em São Luiz que se encontra o principal aeroport do Maranhão o que facilita a chegada dos visitantes a cidade. Para quem quer aproveitar ao máximo sua estadia nessa capital extraordinária separamos algumas dicas sobre seus pontos turísticos.
Melhor época do ano para ir a São Luiz do Maranhão
O Maranhão é um estado caraterizado pela ação de duas estações bem distintas que marcam cada semestre do ano. O primeiro semestre é o período que as chuvas caem com maior abundância enquanto que de julho até o fim do ano o sol praticamente só faz brilhar todos os dias.
Mas o mês de dezembro costuma ter alguns resquícios de chuva, mas nada que chegue a atrapalhar a programação do turista. O mês de janeiro essa quantidade de chuva já é maior. Mas é de fevereiro até abril que ela se faz presente com maior força. A partir de maio ela começa a diminuir até que em junho e julho ficam em um patamar parecido com o de dezembro. De agosto a novembro a chuva até pode aparecer, mas é coisa rara.
Se o objetivo é curtir o São João de forma um tanto diferente o melhor é fazer a viagem na segunda quinzena de junho. Em São Luiz essa época do ano é marcada pelo tradicional bumba-meu-boi ao invés do forró. Em vários pontos da cidade são montados arraiais para que os bois se enfrentem.
Para quem vai a capital do Maranhão com o intuito de ir a Alcântara a Festa do Divino não pode deixar de ser celebrada. Ela é realizada quarenta dias após a Páscoa.
Entretanto, quem deseja conhecer e se maravilhar com os Lençois Maranhenses a melhor época é de junho até setembro. Nesse período além do tempo estar mais firme as lagoas se encontram mais cheias por causa das abundantes chuvas do primeiro semestre. Em outubro elas começam a secar e por isso não é tão recomendada ida até lá.
O que fazer em São Luiz
Para que o centro histórico dessa cidade seja coberto bem como fazer um bate-volta a Alcântara seja possível serão necessários ao menos dois dias inteiros. Isso para quem não vai pegar uma praia ou ficar um pouco mais em Alcântara, pois se esse for desejo outros dias serão necessários. Afinal, é impossível resistir a um passeio para ver as rendeiras de bilro em Raposa.
Mas existem muitos outros lugares para conhecer que vão encantar qualquer visitante. Mas alguns pontos são essenciais e não devem faltar na viagem.
Passeio no centro histórico
Cada rua do centro histórico de São Luiz proporciona ao visitante uma paisagem bela, diferente e ao mesmo uma verdadeira viagem no tempo. O Patrimônio Mundial da Unesco tombou uma área com 220 hectares que possuem pelo menos 4 mil casarões.
Mas eles não são as únicas atrações dessa parte da cidade, pois também existem alguns prédios importantes por ali como é o caso da Igreja da Sé, Palácios Episcopal, Cristo Rei e La Ravardiére, a sede do governo do estadual o Palácio dos Leões entre outros. Ou seja, o que não falta é história e para quem gosta de saber dos detalhes do passado pode optar por fazer um passeio guiado.
Tambor de Crioula
O Tambor de Crioula já é reconhecido como um Patrimônio Imaterial Brasileiro desde 2011. Ele é de origem africana e além de trazer muita alegria também traz música e cor as ruas do centro histórico.
Quem faz o som, canta e toca os tambores são os homens. Por sinal, os tambores são feitos com tronco de árvores que são revestidos com o couro de cabra. Já as mulheres levam a cor e a graça a esse espetáculo, pois elas ficam se revezando no centro da roda girando e dançando com suas saias coloridas e estampadas.
Detalhe importante: o Tambor de Crioula se apresenta sem ter data fixa. Por esse motivo é comum encontra-los na festa de São João e carnaval. Mas quando chega o segundo sábado de agosto ele se apresenta com maior frequência, pois iniciam as rodas de Bumba meu Boi.
Alcântara
Para chegar a Alcântara é preciso pegar um barco ou lancha partindo da capital com duração da viagem cerca de 1 hora e 20 minutos. Mas o passeio é recompensador já que nesta cidade há as ruínas que são sua grande atração. Elas são muito bem conservadas e tanto a aparência quanto a textura é antiga. Isso se deve ao fato dela nunca ter sido reconstruída.
Um bate e volta pode ser feito, mas o ideal é pernoitar no lugar para poder aproveitar mais suas belezas e até descansar. Como a cidade é quente um chapéu ou boné, protetor solar e roupas frescas não podem ficar de fora.
Lençois Maranhenses
Ir a São Luiz e não visitar os Lençois Maranhenses é como ir ao Nordeste e não desfrutar das suas praias. Afinal, a vista que se tem da natureza nesse lugar é espetacular. Essa região está localizada no Parque Nacional de Lençois Maranhenses cuja visita deve ser feita com guias turísticos.
São cerca de 4 horas de viagem e por esse motivo é uma ótima ideia procurar um hotel nas cidades que ficam próximas aos lençois como é o caso de Santo Amaro, Atins e Barreirinhas, por exemplo. O melhor é que não é difícil encontrar uma agência de viagem que faça esse traslado já que São Luiz é uma cidade que possui uma boa estrutura para receber bem os turistas.
Espigão e Ilha do Amor
O Espigão trata-se de uma estrutura que vai mar adentro. Sua construção tinha o objetivo de conter a erosão na área. Mas a beleza do lugar é tão magnífica que após sua conclusão acabou virando um dos cartões postais de São Luiz por causa da belíssima vista do pôr do sol que proporciona.
A ida até o Espigão deve ser estendida até o letreiro “Ilha do Amor” que costuma receber casais apaixonados que querem curtir o clima romântico e tirar lindas fotos.