Apesar de toda a empolgação que as pessoas costumam sentir quando estão planejando uma viagem, a realidade é que todo o ânimo pode ir por água abaixo ao verificar os preços das passagens aéreas. 

Normalmente, não importa qual seja a companhia: os preços dos voos podem surpreender quem não tomar certos cuidados e fazer com que a viagem precise ser repensada.

Aqui estão algumas informações para ajudar a comprar as passagens aéreas com o menor custo possível e, com isso, sobrar dinheiro para ser usado em outros momentos, como alimentação, passeios, compras e muito mais. 

 

1 – Acompanhe sempre as promoções

Nem todos dão a devida importância às promoções, mas a realidade é que elas são feitas pelas próprias companhias ou por agências especializadas, além de sites especializados em comprar voos. 

Sendo assim, quem se dedicar a acompanhar essas promoções poderá encontrar facilmente alguma passagem aérea com valor mais baixo e isso não é apenas para os destinos nacionais: até quem pretende ir para destinos turísticos famosos no exterior pode pagar bem menos nos voos contando com essas promoções. 

Geralmente, elas são comemorativas, como de x anos da agência ou do site. A recomendação é sempre seguir nas redes sociais essas empresas que trabalham com passagens aéreas.

 

2 – Aproveite as milhas acumuladas

 

Muita gente se esquece de que o seu cartão de crédito acumula milhas e, por isso, nem mesmo considera usá-las quando está tentando comprar passagens aéreas. 

Na realidade, não é preciso um cartão especial para que as milhagens sejam contabilizadas: uma boa parte das bandeiras, automaticamente, oferece esse benefício e é importante acompanhar sempre o quanto já se juntou, devido às compras feitas.

Clique em Continuar:  Lugares para viajar com pet

Apesar da descrença de alguns, é possível, sim, não pagar quase nada na compra de passagens aéreas quando se tem uma quantidade razoável de milhas, já que elas servem como “abatimento”. 

Mesmo quando não é possível viajar de graça devido às milhagens, é muito provável que um desconto considerável seja feito. 

 

3 – Considere mudar a data da viagem

Muitas vezes, o valor de uma viagem é influenciado pela data na qual ela vai acontecer. Afinal, é possível que, especialmente naquela data, exista uma quantidade maior de gente procurando por aquele ponto turístico ou por aquela cidade. 

É devido a isso que estar disponível para sair um pouco antes ou depois aumenta a possibilidade de se pagar menos nas passagens. 

O mesmo vale para quando se vai chegar de viagem: se não houver tanto rigor com relação a datas de desembarque, a probabilidade de economizar num dinheiro na passagem fica maior ainda. 

É claro que essa flexibilidade fica um pouco mais complicada quando a viagem se dá por alguma ocasião específica, como um congresso, um casamento, etc. Porém, quem vai apenas curtir alguma região pode aproveitar e ser mais “maleável” com relação à compra das suas passagens.

Vale a pena fazer uma simulação no site da agência de viagens da companhia aérea ou do site especializado, alterando ligeiramente as datas de embarque e desembarque para conferir como se pode ter diferenças interessantes. 

Clique em Continuar:  Turismo: Conheça a Dubai brasileira

 

4 – Abra mão de viajar sempre com as melhores companhias aéreas

 

É verdade que quem vai sair de férias, muitas vezes, quer começar a curtir já dentro do avião e, para isso, tem preferência pelas companhias aéreas mais caras, com mais conforto e com mais status.

Entretanto, para quem concordar em viajar com companhias aéreas um pouco mais acessíveis, a diferença no bolso pode impressionar.

Afinal, é possível pagar muito menos no custo total da viagem quando se abre mão das companhias mais caras e se escolhe comprar passagens naquelas que são mais acessíveis, mas que oferecem segurança também.

 

5 – Não tenha medo das escalas

Mais uma vez, essa só é uma dica viável para quem não tem um compromisso específico quando for viajar: quem tiver uma data especial na qual tem de estar no destino acaba não podendo aproveitá-la. 

No entanto, se possível, não tenha medo das escalas aéreas, ou seja, não fique restrito aos voos diretos porque, apesar de eles serem mais rápidos, eles custam mais caro. 

Afinal, nos voos com escala, a companhia aérea acaba “recolhendo” mais passageiros nos países em que para e, dessa maneira, vale a pena para ela que o voo custe mais barato, sem contar que ela tem consciência de que isso reduz o conforto da viagem. 

É claro que passar horas a mais voando por causa das escalas pode ser visto como desgastante para muita gente, mas vai sobrar um dinheirinho extra para ser aproveitado no destino e isso, com certeza, faz valer a pena o esforço. 

Clique em Continuar:  Viagem para curtir momentos a dois

 

 6 – Compre com antecedência

 

Tudo o que se compra “em cima da hora” custa mais caro e essa premissa serve desde um presente para o Dia dos Namorados até uma passagem aérea. 

Isso porque a empresa percebe que o cliente precisa mesmo de um voo e, por isso, sente-se confortável para aumentar o preço, devido à demanda. 

Sendo assim, é extremamente importante que quem vai viajar de avião faça a compra das suas passagens aéreas com antecedência, ao menos de dois meses, se possível. 

Para quem fica com medo de ter de mudar a data da viagem depois, não há problema: na maioria das vezes, as companhias aéreas são flexíveis com a possibilidade de mudar o voo sem que se tenha de pagar nada extra. 

De toda forma, vale a pena conferir isso com a companhia aérea antes de o voo ser efetivamente pago. 

 

7 – Não exagere na bagagem

 

Quando as pessoas estão no computador ou celular comprando passagens aéreas, elas tendem a se esquecer de que terão ainda o gasto com a bagagem despachada. É por isso que se deve pensar bem antes de fazer as malas porque, dependendo da quantidade de itens, será impossível classifica-la como bagagem de mão. 

A mesma premissa serve para quando a pessoa está voltando da sua viagem: exagerar nas lembrancinhas compradas pode ser sinônimo de um trajeto bem mais caro devido à bagagem. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Viajar para Valência, Espanha

Quando falamos de Espanha, a cidade de Valência é lembrada pela sua…

As regras de bagagem na sua passagem aérea

Nem sempre uma mala que será levada em uma viagem estará inclusa…

Destinos Brasileiros com o melhor custo-benefício

Na hora da escolha por um destino aqui no Brasil o custo-benefício…